Em vídeos que circulam na Internet, Elis Regina aparece cantando músicas de Marina Sena, Marília Mendonça, Mallu Magalhães e outras cantoras. Mais uma vez, a Inteligência Artificial “ressuscitou” Elis.
O perfil @elisregina.ai começou a publicar vídeos em que simula a voz da cantora, que morreu há mais de 40 anos, em canções de artistas que sequer eram nascidos quando Elis Regina faleceu. As produções também estão sendo postadas no Youtube.
Te podría interesar
Entre as músicas reproduzidas estão “Por Supuesto”, de Marina Sena; “Infiel”, de Marília Mendonça; “Você não presta”, de Mallu Magalhães; “Meu mundo ficaria completo”, de Cássia Eller e outros.
O dono do perfil também simulou um novo encontro entre Elis e Gal Costa, cantando a música “Barato Total”. Elas realmente chegaram a cantar juntas, em 1981. A produção, porém, cria um dueto como se tivesse acontecido em 1974.
Te podría interesar
Ainda há gravações de Elis cantando músicas da filha, Maria Rita, como Cara Valente e Num Corpo Só e Encontros & Despedidas.
Elis Regina e a Inteligência Artificial
Essa não é a primeira vez que Elis é usada pela IA. Em julho deste ano, a Volkswagen criou um encontro entre Maria Rita e a mãe, em uma propaganda sobre a nova kombi elétrica da marca. O projeto gerou polêmica e discussões sobre os limites éticos da Inteligência Artificial e Maria Rita chegaram a suspender o comercial.
Inteligência Artificial recria os Beatles
Os Beatles anunciaram o lançamento de uma nova música, "Now and Then", que foi finalizada mais de 40 anos após o início de sua gravação. A música chega ao mundo no dia 2 de novembro, com um videoclipe lançado no dia seguinte. A curiosidade está no fato de que a voz de John Lennon foi extraída de uma gravação antiga com o uso de inteligência artificial.