ARTE

Exposição sobre Itamar Assumpção é cancelada após óculos do artista ser roubado

Por meio de uma nota, o museu responsável pelo acervo do cantor afirma que a perda é “de valor inestimável”

Exposição sobre Itamar Assumpção é cancelada após óculos do artista ser roubado.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Um dos pares de óculos que eram utilizados e tornaram a marca do cantor Itamar Assumpção (1949-2003), e que estava exposto na mostra "Afro Brasileiro Puro", foi furtado das dependências do Centro Cultural São Paulo (CCSP) na madrugada de sexta (26) para sábado (28). 

o furto foi revelado pelo MU.ITA, museu dedicado à memória e à preservação do acervo de Assumpção, que promovia uma ocupação no CCSP. O MU.ITA também revelou que a mostra, que ficaria até em cartaz até o dia 4 de setembro, será finalizada antecipadamente para que a investigação do furto dos óculos seja iniciada.  

Na publicação, o museu afirma que "é impossível mensurar o tamanho da perda". "Os óculos talvez sejam o maior símbolo de poder de Itamar que, ao longo de sua trajetória, usou o acessório - necessário para suporte de sua miopia - como um aliado de autoafirmação estética e política, confrontando padrões de comportamento normativo. Os óculos roubados eram uma peça da década de oitenta, única preservada e cuidada pela família após ser falecimento e tem para o acervo do MU.ITA, e de toda a sociedade, um valor inestimável". 

O MU.ITA foi fundado em 2020 pela família de Itamar Assumpção e reúne mais de dois mil itens sobre o cantor. 

A Secretaria Municipal de Cultura, à qual o CCSP é subordinado, informa que foi registrado boletim de ocorrência e que, se alguém tiver qualquer informação sobre o acessório roubado, entrar em contato por meio do e-mail comunicacaoccsp@gmail.com ou pelo (11) 3397-4002.