TAPA NA CARA

Academia de Hollywood sinaliza que poderá expulsar Will Smith por agressão no Oscar

Entidade organizadora está checando “os estatutos, normas e a lei da Califórnia” para estipulas “as consequências em represália” à agressão do ator ao comediante Chris Rock

Will Smith, com a esposa Jada e o ator Denzel Washington (Twitter/Reprodução).
Escrito en CULTURA el

A Academia de Hollywood, entidade responsável pela cerimônia do Oscar e uma das mais poderosas do cinema mundial, informou nesta segunda-feira (28) que já está estudando a punição que aplicará ao ator Will Smith, que agrediu com um tapa no rosto o comediante Chris Rock durante a realização do evento de gala na noite de domingo (27) após uma piada de péssimo gosto proferida contra Jada Pinkett, esposa de Will.

A julgar pelo código de conduta da confraria dos milionários artistas do cinema norte-americano, o emblemático ator que começou fazendo sucesso com Um Maluco no Pedaço, e que ganhou seu primeiro Oscar na edição deste ano, deve ser expulsou da Academia.

"A Academia condena as ações do Sr. Smith na cerimônia de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e estudaremos outras ações e consequências de acordo com nossos estatutos, padrões de conduta e com a lei da Califórnia", informou um comunicado emitido pela entidade.

A atriz Whoopi Goldberg, que faz parte do conselho de administração da Academia de Hollywood, e é amiga pessoal de Will Smith, informou de antemão que a estatueta que o protagonista de King Richard recebeu, na categoria de melhor ator, não será retirada, mas deixou claro que haverá punição.

"Nós não vamos tirar esse Oscar dele, mas haverá consequências, tenho certeza”, adiantou Whoopi.

Existe um código de conduta para os membros da Academia de cinema mais famosa do mundo, e no pequeno folheto de cinco páginas fica expresso que é absolutamente proibido “contato físico não consentido e, na situação, inadequado e indesejado, ação sexual coercitiva, intimidação, perseguição, comportamento abusivo ou ameaçador e bullying”. Para esses casos, de acordo com a gravidade, são previstas penas de “suspensão ou expulsão da associação”. O episódio de Will Smith seria um dos mais graves, já que envolveu uma agressão direta e intencional.

Críticos e estudiosos do cinema dos EUA não creem na retirada do prêmio recebido por Will, até porque casos muito mais graves, como o do produtor Harvey Weinstein e do cineasta Roman Polanski, acusados de crimes sexuais, não fizeram com que as estatuetas fossem confiscadas, mas levaram à expulsão deles da Academia, o que para muitos é algo que pode ocorrer também no caso do autor da agressão a Chris Rock