CULTURA ABANDONADA

Lei Paulo Gustavo será vetada por Bolsonaro, garante secretário de Mario Frias

André Porciuncula, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, considera o projeto que visa socorrer o setor cultural "um absurdo"

André Porciuncula.Créditos: Foto: Agência Brasil
Escrito en CULTURA el

Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura e braço direito do secretário nacional de Cultura Mario Frias, o ex-PM André Porciuncula afirmou, em conversas com aliados no Twitter Spaces, que Jair Bolsonaro (PL) vetará, caso aprovada pela Câmara, a Lei Paulo Gustavo.

Projeto do senador Paulo Rocha (PT-PA), a lei em homenagem a Paulo Gustavo, ator que faleceu no ano passado em decorrência da Covid-19, visa socorrer o setor cultural, afetado pela pandemia, com repasse de R$3,8 bilhões em 2022. 

Para Porciuncula, a proposta, que dever ser aprovada na Câmara, é um "absurdo", e por isso já se alinhou com Jair Bolsonaro para que o projeto seja vetado. 

“Se não tiver pressão popular forte (…), [a lei] vai passar. Obviamente, o presidente vai vetar. Já estamos alinhados com o presidente, ele vai vetar se passar. Mas sempre corre o risco de [os parlamentares] derrubarem o veto. Aí a gente vai judicializar”, disparou o secretário, conhecido como "Capitão Cultura". 

A fala, feita na noite desta quarta-feira (17), foi gravada pelo jornalista Eduardo Matysiak. Ouça. 

A Lei Paulo Gustavo foi aprovada pelo Senado em novembro do ano passado e deve ser votada na Câmara dos Deputados na próxima semana. 

Mario Frias solta fake news de que Paulo Gustavo não morreu de Covid

O secretário Nacional de Cultura, Mario Frias, afirmou numa live, na noite desta segunda-feira (14), que o ator e comediante Paulo Gustavo não morreu de Covid-19 e que o problema do artista “seria outro havia muito tempo”, sem dizer ao que se referia, abrindo espaço para que as falanges radicais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fizessem todo tipo de insinuação nas redes.

Segundo a versão sem qualquer comprovação do bolsonarista, que ficou conhecido por atuar no folhetim adolescente Malhação, nos anos 90, a informação teria sido passada a ele num telefonema de "uma amiga" de Paulo Gustavo. Frias ainda relatou que o presidente da República teria se comunicado com a família do protagonista de “Minha Mãe é uma Peça” para prestar solidariedade por sua morte e para oferecer algum tipo de ajuda.

A live, sempre em tom caótico e recheada de declarações raivosas e contrárias aos fatos, foi realizada no canal de Eduardo Bolsonaro no YouTube e contou com a participação ainda do secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, André Porciúncula, conhecido por suas declarações sempre ofensivas e recheadas de xingamento a todos que se opõem ao governo tresloucado de extrema-direita da qual faz parte.