Um grupo com cerca de 150 trabalhadores da cultura, entre cantores, instrumentistas, produtores e os chamados "roadies" - produtores, assistentes, técnicos, carregadores, etc. - todos do Distrito Federal, vão atuar de forma voluntária no Festival do Futuro. Os artistas independentes se dividirão entre os dois palcos alternativos, denominados Tocar na Rural e
Kombinando, e uma das duas estruturas principais montadas na Esplanada dos Ministérios para o evento, os palcos batizados de Elza Soares e Gal Costa, localizados na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo.
Com divulgação própria repleta de talentos locais, o show "Brasília, capital de todos os ritmos" reúne cores, sotaques e gerações para todo gosto na sua programação. O show ocorrerá no palco Elza Soares, logo após um cortejo popular, que abrirá o Festival do Futuro.
Te podría interesar
Uma das atrações desse show de diversidade é quase um patrimônio de Brasília. Dona Gracinha da Sanfona nasceu em 1943 no Piauí e desde a década de 1970 carrega sua sanfona pelas vias da capital federal. Apaixonada pela música e pela cultura nordestina, manuseia com destreza sua sanfona de quatro baixos. Aos 79 anos, levanta bandeiras da presença da mulher negra idosa, com deficiência física e visual no mercado de trabalho, fortalecendo a importância da inclusão dentro espaços culturais do DF.
Novos nomes
Outra artista que participa do grupo é a cantora Alessandra Terribili. Jornalista e cientista política, Alessandra é paulista, tem 11 anos de carreira e se mudou para Brasília em 2013. Inspirada em Clara Nunes e em grandes nomes da música brasileira, como Caetanos Veloso, Marisa Monte, Belchior, Gal Costa e sambistas variados, sua voz já faz parte da cena cultural do DF. Nesta quinta-feira (29) fez uma postagem em seu Instagram anunciando a participação na festa de posse.
Te podría interesar
As apresentações serão abrilhantadas ainda por outros nomes conhecidos de quem mora no Distrito Federal, como Mestra Dona Martinha do Coco e Banda, Myrlla Muniz, Renato Matos, Duo Sertânico, Clara Telles, Moara, Kika Ribeiro, René Bonfim, Tiago Sá e masi 15 artistas. Confira a arte de divulgação com outros nomes abaixo.
Palcos alternativos
Paralelamente à programação dos palcos principais, haverá os dois palcos alternativos, com os shows "Palco Kombinando" e "Palco Tocar Na Rural". Todos os palcos estarão na Esplanada: o Tocar na Rural fica perto da praça de alimentação, de frente para a catedral de Brasília. Já o palco Kombinando fica em frente aos ministérios, do outro lado. Confira a lista completa de atrações ao final desta matéria.
O Festival do Futuro terá participação de dezenas de artistas de todo o Brasil e contará com uma exposição permanente, "Brasil Futuro: as Formas da Democracia”, com curadoria da antropóloga Lilia Schwarcz, do arquiteto Rogério Carvalho, do ator Paulo Vieira e do futuro secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares.
Horários e outras informações
As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h e recomeçando às 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a sua participação no Festival, o horário da saudação do presidente Lula ao público do festival será confirmado assim que todos os preparativos da posse estiverem concluídos.
A entrada no Festival do Futuro é gratuita e não haverá necessidade de retirada antecipada de ingressos, mas o acesso à Esplanada dos Ministérios no dia do evento ainda está sendo definido, mas notícias circulam de que será incluída revista dos participantes. Para garantir conforto aos participantes, junto ao festival haverá uma feira gastronômica das 9h às 2h. A feira terá áreas de convivência e espaço curumim para as crianças, com segurança e monitoramento. A expectativa é que até 300 mil pessoas participem das atividades do festival, que terá transmissão ao vivo.
Confira a lista de artistas que se apresentarão nos palcos alternativos:
ESPAÇO SOM DA RURAL
Poetas
Paulo Jose Cunha
Bic Prado
Ana Rossi
Jairo Mendonça
Sóter
Luiz Vitelli
Elton Skartazini
Pedro César Batista
Roberto Medina
Maria Maia
Jorge Amancio
Ismar Lemes
Meimei Bastos
Vinicioz Borba
Nilva Souza
Luciana Barreto
Marcos Fabrício
DJs
Dj Cobogó Elétrico
Dj Karla Testa
Dj Claudinha Summer
Dj Barata
Dj Teozin
Dj Presença - Ju Pagul
Dj Pops
Dj Libertina
Dj Kashuu
Dj Barbichinha
BANDAS / GRUPOS
Abulidu
Orquestra Cafuçú de Bolso
Tom Suassuna
Tropeçalia
Trio Alguidá
Orquestra Popular Marafreboi
Célia Porto e Rênio Quintas
Cerrado Cortex
Caramurú e Julião
Joe Silhueta
Saci Were
Conrroncha Son (MEX)
Cerrado Córcegos
Salve o Cerrado
Nati Mirrors
Cheiro de Calcinha
Cangaceiros do cerrado
RAPadura
Kamilo Ryaan
Delito Samba
Anna Moura
Lidia Dallet
Lucas Soledad
Banda Cheiro de Calcinha
Mariana Camelo
ARTISTAS SOLO
Zeca Mendes in Concert
Rhuan Borges
Fica técnica
Direção Geral - Dorival Brandão
Coordenação Artística - Alê Capone, Adriano Rocha e Yuri Soares
Produção Artística - Jul Pagul
Produção Técnica - Hibys de Farias
Assistência de Produção: Geralda Magela e Geraldo de Almeida
Roadies
Diego Fernandes
Felipe Araújo
Diogo Reis
Josué dos Santos
Mestres de Cerimônias
Maria Paula e Marcão
ESPAÇO KOMBINANDO
POETAS
Chico Lima
Hamilton Zen
Noélia Ribeiro
Paulo Dagomé
Mardson Soares
Domicio Chaves
Gontijo
Vanderlei Costa
Manuela Dip
Welcio de Toledo
Victor Colona
João Pacífico
Marcos Freitas
Nara Fontes
Cida San
Yonaré Barros
Marina Mara
DJs
Dj Lion
Dj Lupita
Dj Alf
Dj Ricksan
Dj Miguel
Dj Kliff Afrik
Dj Fábio ACM
Dj Atatá
Djs Telma e Selma
Dj Manolo
BANDAS/GRUPOS
Banda Rota 040
Ludi Um
Violator
Fuzuê Candango
Banda Rock Brasília
Banda Deus Preto
Samba da Guariba
Chico de Assis & João Santana
Thabata Lorena
Felipe Zucco
Banda Baratas de Chernobyl
As Fulô do Cerrado
Trio Barú
ARTISTAS SOLO
Tanarrê
Mano Dáblio
Ligia Yocanto
Lene Matos
Wagner Roots Reggae
Clara Muniz
Assun
Genésio Tocantins
Adriano Uchôa