O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou em entrevista que vê com confiança o fim da pandemia de covid-19 ainda em 2023.
Em coletiva na Universidade de Michigan, o médico que comanda a OMS desde o início da pandemia afirmou que a humanidade vive seu melhor momento no combate ao coronavírus.
Te podría interesar
"É muito gratificante ver que, pela primeira vez, o número semanal de mortes relatadas agora é menor do que quando usamos a palavra “pandemia” pela primeira vez, três anos atrás. A melhora é significativa", afirmou o diretor.
"Estou confiante de que em algum momento deste ano poderemos dizer que a covid-19 acabou como uma emergência de saúde pública de interesse internacional – e como uma pandemia", completou.
Te podría interesar
A queda nos números de casos e mortes trouxe o mundo para uma situação mais tranquila em relação ao vírus. Atualmente, temos menos de mil falecimentos diários ao redor do planeta. Em janeiro de 2021, mais de 16 mil óbitos chegaram a ser registrados em um dia.
O diretor-geral da OMS também afirmou que existem lições que a humanidade pode tirar da tragédia pandêmica. Entre elas, a importância da ciência e da cooperação internacional em temas de saúde.
"É disso que trata o acordo pandêmico que os países estão negociando agora: um acordo entre as nações para trabalhar em cooperação umas com as outras – não em competição – para se preparar e responder a epidemias e pandemias", adicionou Tedros.
"Faz sentido que os países concordem com uma abordagem coletiva para uma ameaça comum que não criamos totalmente e não podemos controlar totalmente – uma ameaça que vem de nosso relacionamento com a própria natureza", completou.
Ghebreyesus foi reeleito para seu terceiro mandato como diretor-geral da OMS em 2022 e segue no posto até 2027. O etíope se manterá por 10 anos no cargo,