Pesquisa realizada pelo Sou Ciência (Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela que o grupo composto por brancos, ricos e bolsonaristas são os que menos se vacinaram contra a Covid.
Na parcela classificada como a mais rica - com renda superior a seis salários mínimos -, 41% declararam ter recebido uma ou nenhuma dose de imunizante, contra 59% que afirmaram ter recebido ao menos duas doses. Em números gerais da população, esses números são respectivamente de 21% e 79%.
Te podría interesar
O estudo também revela que, 32% dos que declararam ter ensino superior completo, 29% de quem se declarou branco e 29% dos homens entrevistados responderam que tomaram uma ou nenhuma dose contra a Covid. Segundo o estudo, também acima da média da população brasileira.
Em sentido oposto, o grupo de pessoas que recebe até um salário mínimo é o com a maior taxa de vacinação: 86%; com apenas o ensino fundamental, representam 89%; mulheres, 89% e negros, 87%.
Te podría interesar
A pesquisa da Unifesp também fez o recorte entre lulistas e bolsonaristas: entre os apoiadores do ex-presidente Lula, 90% declararam que tomaram duas, três ou mais doses de vacina contra a Covid. Entre os apoiadores de Bolsonaro, 63% declararam que tomaram o imunizante.
O levantamento feito pela Unifesp foi realizado em duas rodadas e por telefone, entre os dias 27 de julho e 10 de agosto de 2022.
Ao todo foram entrevistadas 1.200 pessoas de todas as regiões do Brasil, com idade igual ou superior a 16 anos, de diferentes escolaridades, raça, cor, renda e classe social. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informações da Folha de S. Paulo.