TECNOLOGIA

Pela primeira vez, robô humanoide faz salto mortal lateral; assista

Para aprimorar suas acrobacias, a empresa otimizou seus algoritmos de inteligência artificial

Créditos: Imagem: CGTN
Escrito en TECNOLOGIA el

A Unitree divulgou um vídeo mostrando seu robô humanoide G1 realizando um salto lateral, destacando avanços na mobilidade robótica. No registro, o robô se agacha, impulsiona-se no ar, gira lateralmente e aterrissa com precisão.

O movimento é realizado com apoio na perna esquerda, garantindo rápida estabilização ao tocar o solo. A performance impressiona tanto em tempo real quanto em câmera lenta, destacando o equilíbrio do robô.

No ano passado, a Unitree já havia demonstrado o G1 realizando um backflip. Para aprimorar suas acrobacias, a empresa otimizou seus algoritmos de inteligência artificial. Segundo os desenvolvedores, o salto lateral foi possível graças ao aprendizado por reforço, técnica que também melhora a movimentação de outros robôs.

Leia também: Gigante do automobilismo implementa computador quântico em sua produção 

Além das acrobacias, o G1 demonstrou habilidades em combate, conseguindo desarmar um oponente com um bastão ao executar fintas rápidas e um chute giratório.

Com 1,3 metro de altura e 35 quilos, o G1 é leve e compacto, o que facilita seus movimentos. Equipado com visão 3D (LIDAR) e 23 graus de liberdade, ele tem ampla percepção do ambiente e flexibilidade nos movimentos.

O robô pode caminhar e correr a até 7,2 km/h. Segundo a Unitree, tecnologias como essa podem ser aplicadas em tarefas domésticas, operações industriais e missões de resgate.

Leia também: Potência amplia frota de quebra-gelos nucleares para dominar ártico 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar