TECNOLOGIA

Maior navio de mísseis da Coreia do Norte é revelado por imagens de satélite

A fragata desafia sanções impostas sobre o país pela Organização das Nações Unidas, como aquela que proíbe o fornecimento de matéria-prima e tecnologia para armas de guerra

Créditos: Maxar Technologies e Planet Labs/ divulgação 
Escrito en TECNOLOGIA el

Imagens de satélite divulgadas no dia 6 de abril pelas empresas de tecnologia espacial Maxar Technologies e Planet Labs mostram uma enorme fragata em construção no estaleiro de Nampo, na costa oeste da Coreia do Norte, a cerca de 60 quilômetros de Pyongyang.

A construção tem chamado a atenção de especialistas devido ao seu tamanho incomum: com 140 metros de comprimento, ele pode se tornar o maior navio de guerra já fabricado pela Coreia do Norte, disseram Joseph Bermudez Jr. e Jennifer Jun, do Centro de Estudos Estratégicos Internacionais, à CNN Internacional.

As imagens também permitem identificar que se trata possivelmente de uma fragata projetada para o transporte de mísseis em tubos de lançamento vertical (FFG, na sigla em inglês), o que desafiaria as sanções impostas sobre a Coreia do Norte pela ONU, que dificultam o acesso do país a matérias-primas e à tecnologia necessária para a produção de armas de guerra.

Imagem de satélite mostra construção, no estaleiro de Nampo, do possível maior navio para transporte de mísseis da Coreia do Norte, com cerca de 140 metros de extensão. Crédito: Maxar Technologies e Planet Labs/ divulgação 



As maiores sanções já adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte se deram em resposta à política de desenvolvimento nuclear e testes de mísseis do país, tornados mais frequentes a partir de 2006.

A Resolução 1718 do órgão internacional, por exemplo, proíbe os Estados-membros de "fornecer, vender ou transferir, de maneira direta ou indireta", armas pesadas (como tanques, armas de alto calibre, veículos blindados, navios de guerra e sistemas de mísseis), além de suas partes separadas ou de materiais e tecnologias que possam contribuir para o desenvolvimento de programas dessa natureza no país.

De acordo com a CNN, imagens do navio já haviam sido divulgadas no ano passado durante a programação de um canal estatal da Coreia do Norte, que as exibiu ao fim de uma sessão plenária do Partido dos Trabalhadores. Nas imagens, o líder norte-coreano Kim Jong Un aparece monitorando a construção do enorme navio junto a uma equipe técnica.

Atualmente, a Coreia do Norte tem cerca de 400 navios de patrulha e 70 submarinos, numa frota considerada "obsoleta" pela Agência de Defesa dos Estados Unidos (DIA, na sigla em inglês), seu principal algoz no cenário internacional.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar