Às 13h30 desta quinta-feira (6), a agência espacial norte-americana (NASA) vai transmitir o pouso lunar do módulo Nova-C, da empresa de exploração espacial Intuitive Machines, em sua segunda missão à Lua.
O pouso está programado para acontecer no Polo Sul da Lua, em Mons Mouton, a montanha mais alta já nomeada na Lua, cujo tamanho se assemelha ao da montanha mais alta da América do Norte — o Monte McKinley, com cume de 6.190 metros —, como parte da missão CLPS (Commercial Lunar Payload Services), da NASA, e da iniciativa científica Artemis.
Te podría interesar

"Com a Artemis, nós [da NASA] estamos explorando a lua para descobertas científicas, avanços tecnológicos, e para aprender como viver e trabalhar em outro mundo enquanto planejamos missões tripuladas para Marte", afirmou a agência espacial.
O projeto tem colaboração de empresas privadas de exploração espacial, como a Intuitive Machines, que pousará hoje com seu veículo IM-2 Nova-C, transportado a bordo do Falcon 9 — foguete de lançamento desenvolvido pela SpaceX, de Elon Musk.
Te podría interesar
A previsão de finalização do pouso é às 14h30, e a cobertura integral pode ser acompanhada pelo canal oficial da NASA no YouTube.
Além de ter como objetivo estudar as características geológicas da região lunar em que vai pousar, em busca de sinais de hidrogênio e água em forma de gelo, o módulo da Intuitive Machines deve instalar a primeira rede 4G de internet na Lua, em parceria com a empresa de telefonia Nokia.
A instalação vai integrar ao módulo de pouso Athena uma interface de comunicação lunar a fim de transmitir vídeo em alta definição a partir da Lua.