Regiões costeiras da Califórnia estão afundando e nível do mar sobe 2 vezes mais rápido, afirma NASA

De acordo com a NASA, em áreas da Baía de San Francisco o "afundamento" do solo tem sido mais rápido, e avança "vários milímetros por ano" desde 2018

Golden Gate Bridge, California.Créditos: Pixabay
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

De acordo com observações recentes da agência espacial norte-americana (NASA) e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), agência regulatória ambiental, diversas regiões costeiras da Califórnia — ao longo de Los Angeles e San Francisco, no litoral dos Estados Unidos —, estão "afundando" rapidamente, e o nível do mar tem aumentado até duas vezes mais do que as previsões indicavam para essas áreas.

O diagnóstico foi compartilhado na revista Science Advances, em 29 de janeiro, em estudo que mostra como áreas próximas à costa, a exemplo de Newport Beach, 70 km ao sul de Los Angeles, no Condado de Orange (Califórnia), têm afundado a uma taxa de até 17 cm, e mais 15 cm podem ser "adicionados" a essa média até o ano de 2050. 

Além disso, áreas na Baía de São Francisco têm afundado quase 10 milímetros por ano, o que indica um aumento no nível do mar de até 45 centímetros nos próximos 25 anos (a média anterior estava estimada em 19 cm), conta a Live Science. 

"No meio da Califórnia, nas partes da região do Vale Central que afundam rapidamente (até 20 centímetros por ano), o movimento da terra é influenciado pela retirada de água subterrânea", explicam os cientistas em comunicado da NASA do dia 10 de fevereiro.

"Períodos de seca e precipitação podem drenar ou inflar os aquíferos subterrâneos alternadamente. Essas flutuações também foram avistadas em aquíferos de Santa Clara, na região da Baía de São Francisco; em Santa Ana, no Orange County, e em Chula Vista, San Diego". 

Em azul, áreas em que ocorre o afundamento de terras em cidades costeiras da Califórnia. Em vermelho, pontos de elevação. Créditos: NASA Earth Observatory

As mudanças na taxa de afundamento da região são monitoradas pelo projeto OPERA (Observational Products for End-Users from Remote Sensing Analysis), liderado por uma equipe de pesquisadores do Caltech, com o apoio de dados de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA).

"Em muitas partes do mundo, como no subsolo recuperado em San Francisco, a terra está afundando mais rápido do que o nível do mar está subindo", afirma Marin Govorcin, autor principal do estudo e pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. 

Devido ao alto nível de sedimentação e compactação do solo nas áreas costeiras analisadas (principalmente San Rafael, Corte Madera, Foster City e Bay Farm Island), na Baía de San Francisco, o "afundamento" do solo tem sido mais rápido, e avança "vários milímetros por ano" desde 2018. 

Eventos geológicos naturais, como o movimento tectônico na região, contribuem para acelerar ainda mais o processo, e áreas em que a elevação do nível do mar é mais avançada incluem ações antrópicas, como polos de produção de petróleo, afirmam os cientistas. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar