AVIAÇÃO

Boeing surpreende com primeira operação de "voo quântico" do mundo

O teste conduzido pela Boeing foi feito usando uma unidade quântica de medição inercial (IMU) de seis eixos, informa a companhia

Cabine de avião.Créditos: reprodução
Escrito en TECNOLOGIA el

A fabricante de aeronaves Boeing, sediada nos EUA, informou nesta terça-feira (25) que concluiu a primeira operação de voo quântica do mundo, em que testou múltiplos sensores quânticos para permitir uma navegação realizada inteiramente sem uso de GPS.

Os sensores quânticos são considerados alternativas ao GPS especialmente por sua capacidade de prevalecer mesmo em ambientes em que sinais de satélite são fracos ou estão sujeitos a interferência. Além disso, sua capacidade de detectar as variações nos campos magnéticos da terra permitem que formem e naveguem a partir de "mapas geomagnéticos", que calculam o tempo e a direção/posição das aeronaves com sincronização de precisão.

O teste conduzido pela Boeing foi feito usando uma unidade quântica de medição inercial (IMU) de seis eixos, informa a companhia, implantada no modelo Beechcraft 1900D, um bimotor turboélice capaz de voar a 25 mil pés.

A IMU é um dispositivo que mede a movimentação de um objeto pelo espaço usando os princípios da mecânica quântica, a fim de calcular sua aceleração e sua rotação em diferentes direções para orientá-lo nos seis eixos (os linerares, X, Y e Z, e a rotação em torno deles, os eixos angulares). 

Ela utiliza átomos resfriados a temperaturas próximas do zero absoluto para medir pequenas variações de movimento com extrema precisão, e de forma independente dos GPS. 

De acordo com a empresa, o teste com navegação quântica foi conclusivo e bem-sucedido, incluindo as operações de pouso e decolagem e as manobras no ar, perfeitamente realizadas sem uso de GPS. 

A intenção da companhia é "melhorar a segurança dos voos" com o desenvolvimento de tecnologia quântica, disse o chefe das operações de navegação quântica da Boeing, Ken Li.

A operação foi fruto de uma parceria com a empresa AOSense, da Califórnia, responsável pelo desenvolvimento da IMU quântica usada pela Boeing.

A seguir, a fabricante deve voltar a conduzir testes de laboratório envolvendo a simulação de diferentes contextos atmosféricos e ambientais, como condições de temperatura e vibração variadas, para observar o funcionamento da IMU e medir sua confiabilidade.

 

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