Uma nova tecnologia em desenvolvimento pela Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (Casic) quer utilizar supercondutores e sistemas de tubulação a vácuo, além da tecnologia de levitação magnética (maglev, na sigla em inglês), para produzir trens-bala "voadores" (isto é, que levitam) capazes de atingir até 1.000 km/h (para termos de comparação, a velocidade média de um avião comercial varia de 800 km/h a 900 km/h).
O "trem voador", também chamado hyperloop, promete ser o trem mais rápido do mundo, e os testes para o seu desenvolvimento já têm ocorrido há algum tempo na China.
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Em agosto de 2024, o jornal chinês Science and Technology Daily informou que um desses testes, envolvendo a integração dos sistemas maglev (túneis de transporte por levitação magnética, que impulsionam os trens eliminando seu contato com os trilhos e reduzindo o atrito) em ambientes de baixa pressão e "quase-vácuo", foi realizado na província central de Shanxi, e o veículo supercondutor "alcançou a navegação controlada durante o teste", com "suspensão estável", e parou com segurança.
As informações vinham de um relatório técnico, embora não se tenha revelado com exatidão a velocidade atingida pelo trem. O trem CF600-0001, projetado para atingir até 600km/h, promete ser a nova geração dos trens maglev em operação na China.
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O túnel construído em Shanxi tem dois quilômetros de extensão e foi completado no fim de 2023. De acordo com veículos oficiais, ele tem capacidade para proporcionar velocidades de até 1.000 km/h (mas, por ora, o teste conduzido em Shanxi afirmou apenas ter ultrapassado os 623 km/h).
O modelo mais recente de hyperloop em operação, CR450, da China Railway, é um protótipo projetado para atingir 450 km/h. Ele usa compósitos de fibra de carbono e ligas de magnésio, está equipado com mais de quatro mil sensores de monitoramento em tempo real e teve, em relação ao seu antecessor (o CR400), uma redução de até 22% na resistência operacional e de 10% no peso.
Um trem de levitação magnética que liga o Aeroporto Internacional de Pudong à Estação Longyang Road, em Xangai, pode atingir até 431 km/h nos quatro primeiros minutos de sua operação, e percorre os 30 km de sua rota em cerca de 7 minutos e 20 segundos.
O projeto de um trem que ultrapasse a velocidade de um avião comercial ainda está em estágios iniciais, mas o desenvolvimento da tecnologia de levitação magnética deve ter investimentos maiores que R$ 492,88 bilhões na China em 2025, de acordo com dados da China Railway.
"A velocidade é 1000 km/h. A China construiu um túnel maglev de baixo vácuo de 2km de extensão numa linha experimental em Shanxi", diz o portal Sharing Travel na rede social X. "Ele pode ser construído entre Hangzhou e Xangai no futuro".