Uma planta nuclear desativada será local de um projeto da Microsoft para a geração da energia destinada a alimentar seus servidores de Inteligência Artificial.
A Three Mile Island é uma usina nuclear localizada no nordeste dos Estados Unidos, no estado da Pensilvânia, que teve suas atividades encerradas em 2019 por dificuldades econômicas.
Te podría interesar
Essa planta ficou conhecida por um grave acidente nuclear com seu reator Unit 2, na cidade de Londonderry, em março de 1979. O acidente consistiu na liberação de gases radioativos e de iodo, também na sua forma radioativa (que é usada no tratamento de doenças crônicas como o hipertireoidismo e o câncer de tireoide, além de exames médicos como a cintilografia). Quando em contato com o corpo ou inaladas, essas substâncias geram riscos extremos à saúde, como o desenvolvimento dos cânceres de pulmão e tireoide.
Considerado o pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos e classificado como um evento de nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares e Radiológicos (INES) (que classifica os eventos em 7 níveis de risco), o acidente se deu devido a falhas mecânicas nos sistemas de resfriamento e na válvula de pressão que controlavam o reator e mantinham sua temperatura. A escapada de grandes quantidades de água fez com que o reator esquentasse e ocasionou a liberação das substâncias tóxicas.
Te podría interesar
Apesar de não ter deixado feridos, o incidente foi um ponto de tensão no desenvolvimento nuclear mundial, de acordo com a Inteligência Internacional de Energia Atômica (IAEA), e fez com que projetos para a construção de novos reatores diminuíssem nos EUA após 1980.
Agora, a Microsoft assinou um contrato de compra com validade de 20 anos para retomar a atividade do reator (mas da sua Unidade 1) na Three Mile Island.
Com um investimento de US$1,6 bilhão, o acordo entre a Microsoft e a companhia energética Constellation Energy deve gerar energia a partir de 2028 para a manutenção dos data centers de IA da big tech. É esperada a produção de mais de 800 MW de energia nuclear.
De acordo com a BBC, a planta deve operar até 2054 e vai criar 3.400 empregos na região.
Em março deste ano, a Amazon também adquiriu um polo de energia nuclear para sustentar o funcionamento de um data center da sua subsidiária, a Amazon Web Services (AWS). A Talen, uma companhia do Texas, é a operadora da planta Susquehanna, a sexta maior dos Estados Unidos, com capacidade de produção de até 960MW de energia.
A virada energética da indústria da tecnologia é parte de uma demanda crescente por sustentabilidade e eficiência energética, e gigantes da área têm se comprometido com a estratégia mundial de descarbonização (que tem como data de "vencimento" o ano de 2050).