O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski participou nesta sexta-feira (20) do seminário "Impactos Setoriais da Inteligência Artificial", realizado na Universidade Santo Amaro (Unisa). Em conversa com a imprensa, Lewandowski fez um alerta sobre o futuro da democracia e os problemas em torno da rede social X.
Ao falar do "X", o ministro comparou a situação com o embate que os EUA vêm travando com o TikTok. "Esse mesmo braço de ferro que os Estados Unidos estão trabalhando com o TikTok, nós agora estamos trabalhando com o X, do Elon Musk, que estaria a serviço de grupos de extrema direita", declarou Lewandowski.
Te podría interesar
Cabe destacar que o embate dos EUA com o TikTok não é comparável com o caso Brasil e X, pois, no caso da empresa chinesa, eles atenderam todas as demandas impostas pela Justiça americana, que agora exige que eles passem a operação para uma empresa estadunidense; caso contrário, serão banidos do país.
O caso do Brasil é completamente distinto. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio da rede social "X" após a plataforma desrespeitar todas as determinações da Justiça e encerrar a representação em solo brasileiro. Para voltar a operar no Brasil, Elon Musk precisa nomear um representante no país.
Te podría interesar
Futuro da democracia
Além de apontar o elo de Elon Musk/X com grupos de extrema direita, Lewandowski também fez um alerta sobre o futuro da democracia, caso ela fique subordinada à esfera digital.
"A democracia será destruída certamente se for feita por meio da internet, por meio de robôs, por meio de mensagens que são impulsionadas de forma artificial. Muitos entendem que nós já vivemos uma algocracia [...] um regime onde os algoritmos influenciam diretamente a vida pública", alertou o ministro da Justiça.