TECNOLOGIA

Carro voador já é realidade e chega ao mercado brasileiro

Compradores estão à espera da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para iniciar tráfego aéreo no país

Segundo protótipo de carro voador da Xpeng em evento.Créditos: Xpeng/Divulgação
Escrito en TECNOLOGIA el

O eVTOL (veículos elétricos de decolagem e pouso verticais) é um resultado do investimento de empresas chinesas que ousaram inovar no setor automobilístico. O que antes era apenas uma fantasia, frequentemente retratada em desenhos animados e em obras de ficção, agora pode ser uma realidade. Conhecida por carros elétricos inovadores, a Xpeng se aventura no mundo dos eVTOLs, os chamados carros com decolagem vertical

Esse novo modelo, apresentado este ano no Salão Automóvel de Pequim, já está cruzando os céus da China em voos privados e comerciais. Na exposição mais recente, o designer do eVTOL destacou as semelhanças do veículo com um helicóptero, especialmente por conta de suas grandes hélices. 

No entanto, mesmo sendo um aspecto que a empresa chinesa pretende alterar, o veículo futurista já despertou o interesse de compradores no Brasil. A reserva efetiva desse modelo de carro no país vai ocorrer quando a marca obtiver a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que é o órgão responsável pelas normas de tráfego aéreo de veículos em território brasileiro.

O dilema: helicóptero ou carro voador?

O veículo apresentado pela fabricante chinesa no Salão de Pequim é, verdadeiramente, um carro capaz de voar. Possui pneus, assentos e um volante que se assemelha a um manche de avião. Trata-se de um conceito experimental, desprovido de painel de instrumentos ou sistema de tração.

O veículo apresentado em Pequim representa uma evolução, com seus rotores elétricos retráteis. Isso vem após a empresa chinesa ter realizado, em 2022, o primeiro voo com um protótipo que se assemelhava a um grande drone.

Movido a energia elétrica, o eVTOL, desenvolvido pela HT Aero, é capaz de voar a uma velocidade de 129 km/h e permanecer no ar por 35 minutos. Foi projetado para a mobilidade aérea urbana de baixa altitude e curta distância, com uma altura de voo inferior a 1.000 metros

A empresa ainda está focada em desenvolver um projeto de carro voador capaz de percorrer longas distâncias. Além disso, existem planos para produzir novas versões do modelo, incluindo uma destinada ao transporte de até 43 passageiros.