O proprietário da rede X, antigo Twitter, Elon Musk continuou com suas ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite deste último domingo (7). Ele sugeriu que os usuários utilizassem uma ferramenta conhecida como VPN, ou Virtual Private Network, em inglês, que permite navegação anônima e a possibilidade de contornar qualquer proibição judicial em um país.
“Para garantir que você ainda possa acessar a plataforma, baixe um aplicativo de rede privada virtual (VPN)”, escreveu Musk em resposta a um post escrito "Amigos no Brasil, obtenham uma VPN", por um usuário da rede social. A mensagem foi republicada por Elon Musk em seu próprio perfil vem sendo considerada uma afronta à justiça brasileira.
Te podría interesar
O que é a Rede Privada Virtual (VPN)
“Uma VPN é como se fosse um ‘túnel secreto’ na internet, que mascara o endereço IP do usuário e criptografa o tráfego de dados. Ela faz parecer que a pessoa está acessando a web de outro país", explica Edgard Piccino, analista de redes da Fórum.
"Então, se o X, antigo Twitter, fosse suspenso no Brasil, usando uma VPN, seria possível continuar acessando a plataforma, porque pareceria que a pessoa está em outro país onde o Twitter está liberado”, destaca. Segundo ele, o ataque de Musk à justiça brasileira pode também afetar o país.
Te podría interesar
“O que o Elon Musk faz é mais uma afronta ao STF e à soberania nacional, sugerindo uma maneira de burlar uma possível decisão judicial do Brasil”, reitera. “Isso pode agravar a relação entre o Estado brasileiro e a empresa do Musk.”