Em 2022, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a aquisição de 27 unidades do H125, um helicóptero de treinamento desenvolvido pela Airbus, que oferece "maior segurança e uma carga de trabalho reduzida para os pilotos", de acordo com a fabricante.
A aquisição foi parte do Projeto TH-X, que instituía o fornecimento de 15 aeronaves para a Marinha do Brasil e 12 para a FAB.
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Os helicópteros monomotores são, além disso, parte do Programa de Aeronaves de Combate da FAB (COPAC), e foram produzidos pela Helibras, subsidiária da Airbus no Brasil, na fábrica localizada em Itajubá - MG, em substituição aos modelos AS350, da FAB, e Bell 206 Jet Ranger III, da Marinha.
Agora, em dezembro de 2024, a primeira dessas aeronaves (a FAB 8821) foi entregue à FAB, para compor a frota da instrução aérea Esquadrão Gavião.
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O helicóptero, que tem "manutenção simplificada e mais versatilidade", deve ser usado para uma série de exercícios militares de treinamento e missões da FAB, e conta com "tecnologia de ponta" e "compatibilidade com óculos de visão noturna", evidencia o Capitão Aviador Faim, conforme reporta o portal Defesa Aérea e Naval.
Atualmente, cerca de 4.200 H125 estão em serviço no mundo, amplamente utilizados para missões de alto desempenho — essa espécie de aeronave é conhecida por sua performance em condições de altitude e temperatura elevadas.
Recordes mundiais de voo
Em 2005, o modelo AS350 B3 da aeronave da Airbus realizou o procedimento de pouso e decolagem de maior altitude do mundo, sobre o Monte Everest, a cerca de 8.800 metros.
Em 2013, realizou uma operação de resgate conhecida como a de mais longa distância do mundo, em Lhtose, a quarta montanha mais alta do planeta, no Himalaia (com 7.800 metros de altitude).
Com uma velocidade máxima de até 287 km/h, o Airbus H125 pode operar em altitudes superiores a 7 mil metros e carregar até 2.250 kg. É usado sobretudo para missões de emergência, operações de busca e resgate (SAR) e apoio a atividades em áreas remotas, além de levantamento geológico e transporte de cargas externas.
Também pode ser equipado com sistemas de combate a incêndios e adapta-se bem a diferentes equipamentos e cargas. É considerada uma aeronave de baixo custo operacional, suporta operações intensivas e ambientes adversos.