A AVL Racetech, divisão de esportes a motor da empresa austríaca AVL, apresentou ao mundo um marco inovador no automobilismo: um motor de movido a hidrogênio que pode revolucionar os carros no futuro.
O motor, um bloco de 2 litros com turbocompressor, desenvolve impressionantes 400 cavalos de potência e incorpora injeção de água para otimizar o desempenho.
Te podría interesar
O projeto foi anunciado em novembro de 2022, marcando a primeira iniciativa do tipo nos 20 anos de história da AVL Racetech e foi apresentado oficialmente no ano passado..
Desde então, o motor vem chamando a atenção do setor, especialmente porque a tecnologia de motores a hidrogênio está em ascensão, com grandes nomes como a Toyota investindo nessa área.
Te podría interesar
Em 2023, o motor foi apresentado oficialmente e conquistou dois importantes prêmios no Motorsport World Expo, em Colônia, Alemanha: “Tecnologia de Motor do Ano” e “Inovação do Ano”.
Diferenciais técnicos: eficiência e inovação
Ao contrário de outros motores a hidrogênio, que geralmente operam com misturas magras para priorizar economia de combustível, o motor da AVL Racetech foi projetado para alcançar um desempenho equivalente aos motores de corrida movidos a combustíveis convencionais. Com uma eficiência de cerca de 150 kW por litro, a tecnologia se destaca no cenário competitivo.
Um dos diferenciais mais impressionantes é o uso da injeção de água. Nesse processo, a água é injetada juntamente com o ar, o que aumenta a pressão do turbo e promove um efeito de resfriamento intenso na câmara de combustão, melhorando o rendimento do motor.
“Conseguir níveis de desempenho em padrões de esportes a motor com um motor de combustão interna a hidrogênio é um desafio técnico incrivelmente complexo. Mas nosso protótipo prova que isso é possível”, afirmou Paul Kapus, gerente do projeto, à imprensa francesa.