Uma internauta relatou uma experiência de perigo que viveu com um novo golpe aplicado pelo celular e o seu post no X (antigo Twitter) viralizou nas web nesta quinta-feira (11). A denúncia é sobre o chamado “golpe da chamada de vídeo”.
A comunicadora Leila Germano contou que recebeu uma ligação de vídeo pelo WhatsApp de um número desconhecido e estrangeiro, o qual reconheceu ser da Nigéria, e ignorou por nunca atender números desconhecidos.
Te podría interesar
A chamada acendeu um alerta na internauta, que foi pesquisar e descobriu que a ligação se tratava de um golpe, o chamado “golpe da chamada de vídeo”.
Como funciona o golpe
Os criminosos, muitas vezes até mesmo do exterior, ligam para a vítima em uma chamada de vídeo pelo WhatsApp. A pessoa atende, às vezes por distração, sem perceber que se trata de uma ligação de vídeo, e se surpreende ao ver do outro lado da tela cenas de pessoas com partes íntimas à mostra ou até mesmo de pedofilia.
Te podría interesar
Os golpistas realizam uma captura de tela, ou print, da ligação no momento em que a vítima atende a chamada e passam a chantagear a pessoa por meio de mensagens pedindo dinheiro e ameaçando divulgar o print em redes sociais ou enviá-lo para familiares.
“O outro lado da tela passa ou uma pessoa se masturbando ou mesmo imagens de crianças, pra imputar pedofilia ou perversão. E chantageiam com o print”, explicou a internauta em um dos comentários do post.
Sim, o outro lado da tela passa ou uma pessoa se masturba do ou mesmo imagens de crianças, pra imputar pedofilia ou perversao. E chantageiam com o print
— Leila Germano ??? (@LeilaGermano) January 11, 2024
“Fiquem atentos e mandem pros seus familiares!”, finalizou.
Esse número nigeriano me ligou e não atendi. Nunca atendo ligação de número não adicionado.
Pois bem, chamou atenção ser chamada de vídeo de número de fora. Fui procurar e descobri isso.
Fiquem atentos e mandem pros seus familiares! pic.twitter.com/zGx5rNBX8I — Leila Germano ??? (@LeilaGermano) January 11, 2024
Como se prevenir
O WhatsApp agora tem a opção de silenciar chamadas de números desconhecidos. Elas continuam aparecendo apenas na aba “Chamadas” e nas notificações.
Essa é uma opção para quem não quer arriscar cair no “golpe da chamada de vídeo”. Para habilitar a medida, basta abrir o WhatsApp, clicar nos três pontinhos no canto direito da tela, ir em "configurações", "privacidade", "chamadas" e habilitar o botão “silenciar números desconhecidos”.