REDES SOCIAIS

TikTok decide limitar transmissões das lives NPC: “conteúdo não autêntico e degradante”

Aplicativo está enviando notificações para influenciadores que monetizam com conteúdos repetitivos

Youtuber Felca.Créditos: Reprodução/Instagram
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Após terem sido alvo de polêmicas na internet e criticadas por vários usuários, as lives NPC serão limitadas pelo TikTok.

Nas redes sociais, os influenciadores tem compartilhado um novo alerta emitido pela plataforma de vídeos: a imposição de restrições a transmissões ao vivo que apresentem conteúdo “repetitivo, não autêntico e degradante para induzir os espectadores a enviarem Presentes”.

Entre os tiktokers mais bem sucedidos, há a alegação de faturamentos entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por dia com a performance ao reagir às doações de seus seguidores. Felca, uma youtuber que realiza transmissões ao vivo no estilo NPC e está no perfil acima descrito, foi notificado sobre a restrição na visibilidade de suas transmissões

De acordo com a plataforma, conteúdos desse tipo são considerados repetitivos e não autênticos. Portanto, não serão promovidos pelo algoritmo na seção ‘Para Você’. No entanto, as transmissões não serão proibidas, apenas não serão recomendadas pelo algoritmo.

O que é o NPC?

NPC significa “non-playable character”, ou personagem não jogável, um termo recorrente no mundo dos jogos. Os streamers têm adotado a prática de encarnar esses personagens, utilizando vozes infantis e movimentos repetitivos para criar uma experiência de jogo mais “imersiva e divertida”.

Ainda não se sabe a origem exata desta tendência, mas muitos especialistas apontam para os Estados Unidos como o berço do fenômeno. Eles acreditam que a tiktoker PinkyDoll foi uma das pioneiras da tendência viral, com a arrecadação de US$ 4 mil (aproximadamente R$ 15 mil na cotação atual) em uma única transmissão ao vivo.

O influenciador passa horas na frente das câmeras, fazendo movimentos, barulhos e gestos repetitivos em troca das chamadas doações de “presentes virtuais” de quem assiste, que ao serem acionados pelos internautas, são convertidos em dinheiro para os criadores de conteúdo. Os presentes são caracterizados como rosas, milho, chocolate, pirulito, entre outros.

Ao mesmo tempo, esses vídeos têm levantado debates sobre os limites de exposição nas redes sociais, já que os influenciadores se “humilham” de todas as formas possíveis para conquistarem os usuários.