Um órgão fiscalizador da França suspendeu a venda do Iphone 12 no país, modelo lançado em 2020 pela Apple, após apurar excesso de radiação eletromagnética. O caso acendeu alerta em toda a Europa. Países como Bélgica, Alemanha e Espanha já comunicaram nesta quinta-feira (14) a revisão dos riscos à saúde do modelo de smartphone.
A Agência Nacional de Frequências (ANFR) da França informou à Apple que a Taxa de Absorção Específica (SAR) do telefone, uma forma de medir a energia de radiofrequência emitida por um aparelho e absorvida pelo corpo, era mais alta do que o permitido dentro dos padrões legais.
Te podría interesar
A agência solicitou que a empresa retirasse os smartphones referentes a esse modelo das lojas. “Empregue todos os meios disponíveis para pôr fim à não conformidade”, diz.
Em defesa, a Apple insiste em contestar as acusações do órgão fiscalizador francês afirmando que o Iphone 12 não oferece riscos à saúde e que segue compatível com os padrões de radiação.
Te podría interesar
A suspensão em Paris vai continuar até que a Apple solucione os problemas de radiação detectados em dois testes realizados por laboratórios credenciados. A agência declarou “a retirada do iPhone 12 do mercado francês a partir de 12 de setembro”. Agora, o Iphone 12 modelo não está disponível para compra na França e em outros países europeus, mas ainda pode ser comprado em sites de terceiros, como o Amazon França.
Outros países pretendem seguir a França, inclusive o Brasil
As instituições de defesa do consumidor da Espanha pedem que o país siga os passos de Paris, assim como a Bélgica que informou a revisão do modelo. Já o órgão regulador de redes da Alemanha, o BNetzA, diz que avalia se a medida também poderá ser aplicada no mercado alemão, enquanto a Holanda solicita explicações à Apple.
Ainda nesta quinta-feira (14), o assunto chegou ao conhecimento da área competente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Brasil. A agência brasileira informa que vai apurar se o nível de radiação emitida pelo iPhone 12 está conforme às normas brasileiras, após sua suspensão pelo órgão de vigilância da França.
"O assunto chegou ontem ao nosso conhecimento. Estamos nos reunindo com organismos de certificação e laboratórios e organizando uma supervisão de mercado", comunica a nota.
De acordo com a documentação técnica da fabricante, o Iphone 12 gera emissões na ordem de 1 Watt por quilo. Desde então, o modelo passou por atualizações de sistema operacional, que podem passar a exigir mais dos chips de processamento, fato que eleva o nível de emissões.
A Comissão Europeia e reguladores de outros países-membros da União Europeia (UE) foram notificados sobre a decisão da França, seguindo as regras do bloco. A decisão do país francês o insere na posição de liderança do caso, que se aplicará a outros países, a menos que haja objeções.
Sonya Gospodinova, porta-voz da comissão para mercados internos disse que "no momento, os estados-membros têm um período de três meses para examinar essas restrições". A comissão aponta que caso nenhum estado-membro venha a se opor às ações francesas, as restrições se aplicarão a toda a UE.