Levantamento exclusivo DataFórum realizado em 1.855 publicações no Instagram e Facebook entre os dias 26 e 31 de agosto revela que as primeiras decisões de Cristiano Zanin no Supremo Tribunal Federal (STF) receberam mais menções positivas do que críticas ao ministro, alçado por Lula à corte.
"Tivemos um total de 1.765.222 reações, um número bastante expressivo, demonstrando que o assunto esteve entre os temas em destaque no debate político nas redes sociais", afirma o analista de dados Edgard Piccino, do DataFórum.
Te podría interesar
No total, 55% do engajamento se deu em publicações favoráveis ao ministro - 22% foram neutras e 23% negativas. Na mídia liberal, 82% das postagens são neutras, 12% negativas e 6% positivas.
Te podría interesar
Entre publicações de perfis de direita nas redes, o apoio às votações polêmicas de Zanin - contra a descriminalização da maconha, a equiparação entre o crime de homofobia à injúria racial, entre outros - alcançou incríveis 93% de menções positivas, com zero de críticas e apenas 7% neutras.
As críticas vieram do campo progressista, com 51% de percepção negativa contra 42% de menções positivas. A reprovação no entanto, sofreu uma alteração nesta quinta-feira (31) com o voto contra o chamado Marco Temporal.
"Sua postura contrária à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal foi especialmente controversa, sendo atacada por ativistas e influenciadores de esquerda, que acreditam que sua posição vai contra a busca por políticas mais progressistas. Além disso, sua atuação no arquivamento de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro também gerou descontentamento entre os críticos", diz Piccino.
Pelos mesmos motivos, Zanin foi criticado pelo campo progressista, que aprovou apenas o voto sobre a questão dos territórios indígenas.
"A virada ocorreu na votação contra o Marco Temporal, postura elogiada dentro do campo progressista e que gerou publicações de grande alcance nas redes sociais. Esse voto foi determinante para uma recuperação da imagem positiva do novo magistrado, que acabou alcançando quase um equilíbrio no espectro mais à esquerda no campo progressista. Vale notar que este posicionamento contra o Marco Temporal foi praticamente ignorado pela ala conservadora, não alterando sua imagem positiva neste campo político", emenda o analista do DataFórum.