CONFIA

Fundador da OceanGate agora quer mandar bilionários para Vênus

Depois de tragédia do Titan, ele quer enviar 50 pessoas para atmosfera de 250º C de planeta vizinho

Guillermo Söhnlein foi fundador da OceanGate e agora entra em outra empreitada questionávelCréditos: Reprodução/NBC
Escrito en TECNOLOGIA el

O co-fundador da OceanGate Guillermo Söhnlein anunciou que está fundando uma empresa de turismo espacial que quer enviar seres humanos para a superfície de Vênus.

Söhnlein saiu da OceanGate em 2013, mas foi um dos criadores da companhia junto de Stockton Rush, o CEO da empresa que faleceu em 2023 na queda do subamrino.

Agora, ele deseja criar uma empresa para enviar seres humanos para Vênus, um planeta com temperatura média de atmosfera de 250ºC, considerado um dos ambientes mais inóspitos do sistema solar.

Ele foi questionado sobre sua empreitada e reconhece que ela é extremamente difícil. "Você está absolutamente certo quando fala sobre ir a Vênus, chama a atenção fora da indústria espacial... até surpreende dentro da indústria espacial."

Pressão atmosférica de Vênus é 9 vezes maior do que a da  Terra (Foto: NASA/Jet Propulsion Lab)

Söhnlein contou que ele e seu falecido amigo, Stockton Rush, viam "a exploração subaquática e, especialmente, o uso de submersíveis tripulados, como a coisa mais próxima que poderíamos fazer de ir ao espaço e aprofundar essa visão sem realmente ir ao espaço", disse.

Assim como Elon Musk, Söhlein possui uma afixação bizarra com expansão espacial. “Acho que fui levado a ajudar a tornar a humanidade uma espécie multiplanetária desde os 11 anos de idade”, diz Söhnlein. "Eu tinha um sonho recorrente de ser o comandante da primeira colônia marciana", acrescenta.

A fundação Humans2Venus, criada por Söhlein em parceria com o empresário Khalid Al-Ali, irá investir em protótipos desse tipo para criar turismo em direção a Vênus.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar