Elon Musk, o novo dono do Twitter, realizou uma mudança drástica no visual da rede social. O empresário trocou o logo da marca, que deixou de usar o clássico passarinho azul que a acompanha desde sua criação.
O novo logo do Twitter consiste em um "X" branco com fundo preto. Contudo, a mudança pode trazer problemas para Msk. Outras gigantes da tecnologia já registraram patentes de marcas muito parecidas, o que pode fazer com que o dono da Tesla seja processado.
Te podría interesar
Meta e Microsoft
As duas empresas que registraram o logo "X" são a Meta, que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, e a Microsoft. Segundo levantamento feito pelo G1, os registros constam no United States Patent and Trademark Office, equivalente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) brasileiro.
No caso da Meta, a logomarca foi registrada em 2019 e tem o lado esquerdo do "X" na cor branca e o lado direito em azul. O registro pode ser usado em futuras redes sociais, software de computador e videogames da empresa de Mark Zuckerberg.
Te podría interesar
Em 2003, a Microsoft também havia feito um registro similar, que pode ou não se relacionar com o Xbox, marca de consoles da empresa. Segundo o portal, a empresa fundada por Bill Gates pode associar a marca a jogos de computador e outros tipos de videogames.
Twitter será processado?
O advogado de marcas registradas Josh Gerben disse à Reuters que "há 100% de chance de que o Twitter seja processado por alguém". Nos EUA, são mais de 900 registros de marcas com a letra "X" em vários setores.
José Augusto Fontoura Costa, professor de direito internacional comercial da USP, concorda com a possibilidade: "Existe a chance do processo. Se você tem a utilização de uma marca sem registro, principalmente para questões pequenas, quem vai determinar isso é a autoridade judicial".
"Para utilizar a marca livremente, Musk teria que requerer a anulação da patente da Meta, da Microsoft e das outras empresas. Não se pode utilizar, ainda que como fantasia", diz Francisco Gomes, advogado e sócio da OGF Advogados.
O criador da nova identidade do Twitter é Sawyer Merritt, um seguidor do bilionário. Originalmente, o "X"seria o logo de um podcast, que não existe mais.
Elon Musk havia feito o seguinte tuíte: "Se um logotipo X bom o suficiente for postado esta noite, faremos o lançamento mundial amanhã". Após a sugestão de Merritt, o novo logo foi oficializado.