INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

OpenAI: Chefe de segurança da empresa abandona cargo

Entenda o motivo que levou Dave Willner a renunciar nesta sexta-feira (21)

Chefe de segurança anunciou abandono do cargo pelo Linkedin.Créditos: Reprodução/Getty Images
Escrito en TECNOLOGIA el

Nesta sexta-feira (21), Dave Willner, chefe de confiança e segurança da OpenAI, anunciou em uma publicação no LinkedIn que está deixando seu cargo na empresa de tecnologia. ele aponta que a decisão de renunciar foi em razão da pressão no trabalho em sua vida familiar.

Ao longo de sua carreira, Willner trabalhou no Facebook e na Airbnb e acrescenta que agora vai seguir disponível para trabalhos de consultoria. Curiosamente, o anúncio do ex-chefe de segurança vem no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos informou que grandes empresas de tecnologia, como OpenAI e Google, concordaram em usar um selo para identificar os conteúdos gerados pela Inteligência Artificial.

Até o momento, a OpenAI não se pronunciou acerca da saída do especialista. Dentro da empresa, os departamentos de confiança e segurança têm como função limitar a multiplicação da desinformação, do discurso de ódio e de outros conteúdos indevidos em seus softwares.

A OpenAI é uma empresa líder em pesquisa de inteligência artificial e seu chatbot ChatGPT tem chamado a atenção de todo o mundo para a IA generativa.Em outro momento, a empresa afirmou que depende de sua equipe de confiança e segurança para construir processos e recursos que evitem o “uso indevido e o abuso das tecnologias de IA”.

Segundo Willner, “qualquer pessoa com filhos pequenos e um trabalho superintenso pode se identificar com essa tensão, eu acho, e esses últimos meses deixaram claro para mim que eu teria que priorizar um ou outro”.

A medida tomada hoje pelos EUA, vista como uma vitória para o governo de Joe Biden, quer garantir a segurança dos usuários, pois a marca d’água facilitará a identificação de imagens ou áudios deepfake pelas pessoas, que podem, por exemplo, criar golpes, cair em fake news ou distorcer fotos. No entanto, ainda não está claro como isso vai proceder.

*Com informações de Olhar Digital

Temas