Na manhã desta sexta-feira (14), a Índia lançou com sucesso o seu foguete Chandrayaan-3, que tem como destino a Lua. Esse será o primeiro lançamento de um foguete com um módulo lunar e um rover que ficará no satélite.
A missão Chandraayan foi lançada do Centro Espacial de Satish Dhawan, localizado na ilha de Sriharikota, província de Andra Pradesh, nas proximidades de Chennai (antiga Madras), em Tamil Nadu.
Te podría interesar
O lançamento foi acompanhado por milhares de pessoas nas proximidades do Satish Dawan, além de milhões de indianos através da televisão e da internet.
A última missão da Índia para a Lua ocorreu em 2019, quando um rover que iria explorar o polo sul da Lua chegou a entrar na órbita lunar, mas, por um erro de software, não conseguiu pousar em segurança.
Te podría interesar
A nova missão conseguiu decolar com tranquilidade. “Parabéns Índia. Chandrayaan-3 iniciou sua jornada em direção à lua”, disse o diretor da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), Sreedhara Panicker Somanath, logo após o lançamento.
Confira o vídeo do lançamento:
E o vídeo da reação da plateia indiana assistindo a ascensão do Chandraayan-3:
Chandraayan significa 'construção lunar' em Sânscrito, língua mãe do Hindi, idioma mais falado da Índia, com mais de 600 milhões de falantes.
Se a missão for bem sucedida, o país se junta a China, Rússia e Estados Unidos como países como robôs em solo lunar, mostrando o esforço indiano em se consolidar como uma potência alternativa no mundo da ciência e tecnologia.