TECNOLOGIA

Corrida espacial: Índia lança missão Chandrayaan-3 em direção à Lua

Quinta economia do mundo fará parte do seleto grupo de países com robôs operantes na Lua

Missão Chandraayan-3 foi bem sucedida em seu lançamentoCréditos: ISRO/INDIA
Escrito en TECNOLOGIA el

Na manhã desta sexta-feira (14), a Índia lançou com sucesso o seu foguete Chandrayaan-3, que tem como destino a Lua. Esse será o primeiro lançamento de um foguete com um módulo lunar e um rover que ficará no satélite.

A missão Chandraayan foi lançada do Centro Espacial de Satish Dhawan, localizado na ilha de Sriharikota, província de Andra Pradesh, nas proximidades de Chennai (antiga Madras), em Tamil Nadu.

O lançamento foi acompanhado por milhares de pessoas nas proximidades do Satish Dawan, além de milhões de indianos através da televisão e da internet.

A última missão da Índia para a Lua ocorreu em 2019, quando um rover que iria explorar o polo sul da Lua chegou a entrar na órbita lunar, mas, por um erro de software, não conseguiu pousar em segurança.

A nova missão conseguiu decolar com tranquilidade. “Parabéns Índia. Chandrayaan-3 iniciou sua jornada em direção à lua”, disse o diretor da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), Sreedhara Panicker Somanath, logo após o lançamento.

Confira o vídeo do lançamento:

E o vídeo da reação da plateia indiana assistindo a ascensão do Chandraayan-3:

Chandraayan significa 'construção lunar' em Sânscrito, língua mãe do Hindi, idioma mais falado da Índia, com mais de 600 milhões de falantes.

Se a missão for bem sucedida, o país se junta a China, Rússia e Estados Unidos como países como robôs em solo lunar, mostrando o esforço indiano em se consolidar como uma potência alternativa no mundo da ciência e tecnologia.