FUTUROLOGIA?

A assustadora previsão feita nos anos 1960 sobre inteligência artificial

O que autor de '2001 - Uma Odisseia no Espaço' disse sobre nossa sociedade se tornou real e pode ser assustador

Arthur C. Clarke em entrevista à BBCCréditos: Reprodução/BBC
Escrito en TECNOLOGIA el

Quem já viu '2001 - Uma Odisseia do Espaço' sabia que o filme alertava para os perigos da inteligência artificial desde os anos 1960. O escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, que escreveu a obra em parceria com o cineasta Stanley Kubrick, já manifestava sua preocupação com a tecnologia no ano de 1964.

Em entrevista a um programa da BBC, Clarke fez uma previsão sobre o futuro que surpreendeu os usuários das redes sociais em 2023, em especial após a popularização do ChatGPT.

Na entrevista, Clarke afirmou que ''os habitantes mais inteligentes do mundo futuro não serão homens ou macacos, serão máquinas. Eles vão começar a pensar e, eventualmente, vão superar completamente seus criadores”. Ele acrescentou ainda que “estamos no início da evolução inorgânica ou mecânica, que será milhares de vezes mais rápida.''

Clarke afirmou que as máquinas "começarão a pensar e eventualmente superarão seus criadores".

"Substituímos os neandertais e assumimos que somos uma melhoria. Acho que devemos considerar um privilégio ser trampolins para coisas superiores", completou o escritor.

Confira as imagens:

Além de Uma Odisseia no Espaço, Clarke escreveu 'O Fim da Fança', 'Encontro com Rama' e 'O Sentinela', todos conhecidos por seu diálogo entre questões existenciais e a tecnologia.