Quando navegamos na internet, as redes sociais costumam nos sugerir um assunto do qual gostaríamos de consumir. No entanto, o algoritmo da internet, responsável por filtrar os interesses dos internautas e determinar em quais bolhas sociais cada perfil se encaixa, possui “vícios” e prioriza quais tópicos devem ter mais alcance.
Por isso, quando realizamos uma pesquisa sobre um assunto específico, podemos ter algum nível de dificuldade em encontrar informações sobre ele, e até mesmo cair em informações falsas.
Te podría interesar
Dessa forma, aprender como o algoritmo funciona e quais as ferramentas para ajustar os conteúdos que nos serão apresentados na internet torna o uso das redes sociais mais consciente e agradável.
Tempo de consumo
A maioria das plataformas digitais se tornaram muito visuais e não é preciso “dar like” para ensinar o algoritmo se aquilo te interessa ou não – basta ele analisar seu tempo de tela naquele vídeo, por exemplo. O TikTok e o Instagram aderiram este tipo de filtragem e assumem que, quanto mais vezes você vê um mesmo vídeo ou vários vídeos de um determinado assunto, mais aquilo te interessa.
Te podría interesar
Portanto, tenha o cuidado de passar adiante um conteúdo quando você não tem interesse nele. Dessa forma você ensina para a rede social que aquilo não te interessa.
Interação
Curtir, compartilhar, salvar e clicar no link disponível no post são indícios de que você gostou do que viu. Às vezes, por exemplo, acabamos compartilhando algum absurdo com o intuito de criticá-lo, e mais publicações como aquela acabam surgindo no nosso feed uma vez que, com ela, interagimos de alguma maneira. Assim, quanto mais dessas interações o post tiver, maior visibilidade ele ganha na internet. Uma tática para restringir um post sem dar este tipo de atenção é utilizar as ferramentas de denúncia presentes nas plataformas.
Opinião
Ao ter contato com uma informação, você pode ter a iniciativa de comunicar à rede social se aquilo te agrada ou a própria plataforma te pergunta sobre o que você acha. Opinar nesse contexto ajuda a rede a filtrar o que é relevante para você ou o que é problemático. Além disso, ao opinar sobre o conteúdo, você também pode ocultá-lo ou silenciá-lo, seja o post em si ou as palavras-chave que remetem a ele.