MÍDIAS SOCIAIS

Facebook vai restringir acesso de canadenses a notícias pela plataforma

Medida anunciada pela rede social é resposta à tentativa do governo canadense de aprovar uma lei que obriga as big techs a remunerarem por conteúdos jornalísticos publicados em suas plataformas

Créditos: Reprodução internet
Escrito en TECNOLOGIA el

A Meta, empresa que é dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, anunciou na última sexta-feira (2) que vai restringir o acesso a notícias para alguns usuários no Canadá. A medida da gigante da tecnologia ocorre em resposta à tentativa do governo canadense de aprovar uma lei que obriga as big techs a remunerarem por conteúdos jornalísticos publicados em suas plataformas.

A empresa informou que os testes serão realizados no Facebook e no Instagram, limitando a visualização de notícias. A empresa afirmou que esses testes aleatórios contribuirão para desenvolver uma solução de produto que elimine a disponibilidade de notícias no Canadá.

O projeto de lei C-18, conhecido como Lei de Notícias Online, segue o modelo da lei australiana aprovada em 2021. A proposta , que já passou pela Câmara e seguiu para o Senado, exige que as plataformas facilitem o acesso às notícias e as vinculem aos resultados de pesquisa para compensar os editores de notícias.

Em março, o Google já havia temporariamente limitado o acesso ao conteúdo de notícias para 4% dos usuários canadenses.