Pesquisadores da universidade de Semmelweis, na Hungria, fizeram uma revisão bibliográfica de 27 mil estudos para determinar quais são os principais fatores para justificar a redução da fertilidade dos seres humanos.
Segundo pesquisas recentes, a contagem de espermas dos homens caiu em média pela metade nos últimos 50 anos. E os motivos podem ser diversos.
Te podría interesar
Os pesquisadores, então, foram compreender por que diabos esse fenômeno está acontecendo e publicaram suas descobertas a partir da revisão bibliográfica na Reproductive Biology and Endocrinology.
Basicamente, os cientistas analisaram quais são os fatores que podem causar a "fragmentação do DNA", que avalia qual é a fertilidade.
Te podría interesar
E, segundo a pesquisa, os fatores são variados. Entre eles, estão a poluição do ar e a exposição a pesticidas ou inseticidas, que aumentaram a fragmentação do DNA do esperma em uma média de 9,68 por cento.
Além disso, doenças cardíacas e obesidade associada ao consumo de álcool também mostra uma queda na fertilidade masculina. Os pesquisadores descobriram que os estudos demonstraram que fumar pode aumentar a fragmentação do DNA em uma média de 9,19% em comparação com não fumantes.
Além disso, a pesquisa também descobriu que doenças como varicocele e câncer aumentam também aumentam as fragmentações. A pesquisa também mostrou que idade não é necessariamente um fator crucial nessa queda.
"Com base em pesquisas anteriores, esperávamos que a qualidade das células espermáticas começasse a se deteriorar significativamente após os 40 anos, mas nossa meta-análise sugere que essa idade pode ser muito maior", disse Anett Szabó, estudante de doutorado e principal autora do estudo.