PERIGO

VÍDEO: Vape causa incêndio em avião; por que e como cigarros eletrônicos explodem?

Vape, que é proibido no Brasil, causou desespero e pânico em vôo na Suíça

Escrito en TECNOLOGIA el

Os passageiros de um voo da Easy Jet que ia de Genebra, na Suíça, para Amsterdã, na Holanda, entraram em pânico quando um incêndio começou dentro da aeronave.

Um vape localizado em uma mala de viagem no compartimento destinado para a bagagem de mão acabou explodindo no meio do voo e causando uma comoção entre os viajantes. Segundo o Radio Television Switzerland, o aparelho estava conectado a uma bateria externa para recarregar.

O pânico durou pouco, mas assustou os passageiros. “Parece que dura uma eternidade, quando na verdade foram apenas alguns segundos e tudo se apagou muito rapidamente", disse Julie à RTS.

A cena ocorreu no início da semana, mas as imagens viralizaram apenas nesta sexta-feira (26). Confira o vídeo, com explicação em francês: 

A EasyJet afirmou que “o incidente será objeto de uma investigação formal, de acordo com os procedimentos”. A empresa acrescenta: "a segurança de nossos passageiros e tripulantes é nossa primeira prioridade".

Por que vapes explodem?

Vapes podem explodir por diversos motivos. Em especial, quando têm baterias, esse risco aumenta. Por isso, é importante usar carregadores originais e, obviamente, não colocá-lo para carregar durante um voo.

A principal regra é não deixar as baterias de íon de lítio superaquecer. Esses equipamentos utilizados podem ser propensas a falhas se forem danificadas fisicamente, expostas a calor extremo ou utilizadas de maneira incorreta. Se a bateria superaquecer ou sofrer uma descarga rápida, pode ocorrer acúmulo de gases e uma possível explosão.