REDES SOCIAIS

Musk terá que responder na Justiça por calote de US$ 5 milhões em funcionários do X, ex-Twitter

Segundo os funcionários, apesar das repetidas promessas feitas por executivos antes e depois da aquisição da empresa pelo bilionário, a empresa não pagou bônus relativo a 2022.

Elon Musk é acusado de calote por funcionários da rede X.Créditos: Reprodução
Escrito en TECNOLOGIA el

Em meio às decisões polêmcias tomadas ao assumir o controle do antigo Twitter, que passou-se a chamar X, o bilionário Elon Musk terá que responder na Justiça dos EUA por um calote nos funcionários da rede, que não teriam recebido o bônus prometido em 2022.

Em decisão recente, o juiz Vince Chhabria, de São Francisco, na Califórnia, rejeitou o pedido de Musk para encerrar uma ação coletiva, movida por Mark Schobinger e outros funcionários, acusa a empresa de não pagar 50% dos bônus de 2022.

Segundo a revista Business Insider, a ação foi movida em junho de 2023 por Mark Schobinger, ex-diretor sênior de remuneração da X até sua saída em maio.

Segundo os funcionários, apesar das repetidas promessas feitas por executivos antes e depois da aquisição da empresa pelo bilionário, em outubro de 2022, a empresa não pagou o bônus, estimado em US$ 5 milhões.

Os advogados da empresa argumentaram que as promessas orais não são vinculativas e que o caso deveria ser decidido de acordo com a lei do Texas, mas o juiz decidiu que a lei da Califórnia rege este caso e, independentemente da lei estadual, todas as moções para rejeitar “falharam”.

A ação se soma a uma série de problemas jurídicos da rede social de Musk, incluindo ações judiciais por falta de pagamento de aluguel e outros serviços, além de ações judiciais movidas por funcionários que foram demitidos ou que pediram demissão após a aquisição. Musk despediu mais de três quartos do pessoal que herdou da gestão anterior.