A tentativa de Ciro Gomes (PDT) furar a própria bolha no debate com Gregório Duvivier conseguiu esse objetivo do candidato pedetista ao Planalto. No entanto, a estratégia deu chabu e a defesa do humorista mobilizou uma comunidade maior no Twitter.
O Data Fórum, plataforma de monitoramento digital da Revista Fórum, mapeou um universo com mais de 108 mil publicações sobre o debate. Perfis pró-Gregório atingiram 67% dessa rede, mobilizando uma comunidade digital na defesa do humorista.
Te podría interesar
Fato inusitado é que o Bolsonarismo elogiou o Ciro, principalmente por afirmar que o Lula não foi inocentado. A comunidade Cirista elogiou "a calma e a paciência" do pré-candidato.
A comunidade pró-Gregório reuniu progressistas e perfis independentes que se posicionaram a favor do ator.
Te podría interesar
As principais postagens repercutiram trechos do debate que foram considerados constrangedores para o Ciro Gomes. Há também um tuite de forte engajamento em que uma internauta afirma que decidiu o voto pelo Lula após assistir o debate. Comentários espirituosos e em tom de humor tiveram bom alcance.
"Eu realmente depois desse "debate" entre @gduvivier e @cirogomes (não aguentei assistir tudo) eu me decidi. Qualquer dúvida que eu podia ter, se desvaneceu é @LulaOficial mesmo. Bom fim de semana", tuitou a pesquisadora Ethel Maciel.
Os ciristas ocuparam 16% do debate na rede. A comunidade foi liderada pelo próprio Ciro, que postou o chamamento para o debate e uma mensagem na qual reafirma a polarização entre Lula e Bolsonaro e se apresenta como saída para o Brasil. Outros perfis divulgaram apoio ao Ciro, elogiando a calma e a paciência do pré-candidato no debate e afirmando que o Gregório assumiu uma postura de deboche e zombaria.
Já os bolsonaristas ficaram com 11% dos tuites no debate. A comunidade de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se posicionou ao lado do Ciro, divulgando seu discurso contra o Lula, afirmando que o ex-Presidente não foi inocentado. Alguns tweets afirmam que estão na torcida para que eles briguem mais, pois ajuda o Bolsonaro a crescer e se eleger.
Veja a nuvem de tags associadas às comunidades.
Pró-Gregório (azul + marrom + vinho) – 67%
Ciristas (verde) – 16%
Bolsonaristas (vermelho) – 11%