ELEIÇÕES 2024

AtlasIntel em Porto Alegre: Melo cai e se aproxima de Maria do Rosário

Atual prefeito caiu quase cinco pontos em relação ao último levantamento; confira os números

Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB)Créditos: Gabriel Paiva/PT na Câmara e Julio Ferreira / PMPA
Escrito en BRASIL el

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira (30) nova pesquisa eleitoral sobre a disputa pela prefeitura da cidade de Porto Alegre. Segundo o instituto, o atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), caiu 4,6% em relação ao levantamento anterior.

Melo tem agora 32,4%. Já a deputada federal Maria do Rosário (PT) oscilou de 30% para 28,9% e a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) também variou dentro da margem de erro, de três pontos percentuais, passando de 23% para 22,7%.

O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) foi de 6% para 7,8%. Não souberam responder 3,7% e outros nomes citados somaram 2,4%. Votos em branco e nulos são 2% dos entrevistados.

Cenários de segundo turno

O instituto AtlasIntel também analisou cenários de segundo turno. Sebastião Melo tem 46% em uma eventual disputa contra Maria do Rosário, que chega a 45%. Ambos estão em situação de empate técnico.

O atual prefeito chega a 41% contra Juliana Brizola, que venceria, com 54%. Já no embate contra Camozzato, Melo o derrotaria por 37% a 28%. 

O desempenho de Sebastião Melo à frente da prefeitura é avaliado como ótimo/bom por 31% dos eleitores e tido como regular por 21%, enquanto 49% avaliam sua gestão como ruim/péssima.

Para 41,5% dos entrevistados, a saúde é o principal problema da capital gaúcha, e 34,7% apontam para a a educação. Na sequência aparecem transporte público (31,9%) e criminalidade (23,8%).

A pesquisa AtlasIntel contou com 1.191 entrevistados por meio da metodologia de coleta recrutamento digital aleatório (Atlas RDR) e foi feita entre 24 e 29 de setembro. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RS-07152/2024.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar