ELEIÇÕES 2024

Pesquisa em Porto Alegre traz disputa acirrada pelo segundo lugar

Levantamento da Real Time Big Data mostra ainda possibilidade de eleição ser decidida no primeiro turno; confira os números

Vista aérea da cidade de Porto AlegreCréditos: Editorial J/CC BY-SA 2.0
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (30) sobre a disputa pela prefeitura de Porto Alegre (RS) traz o atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB) na liderança.

Segundo o instituto, Melo tem 44% de intenções de voto, o que o coloca em condições de vencer já no primeiro turno, pois chega a 48% dos votos válidos. Ele subiu quatro pontos em relação à sondagem anterior, divulgada em 3 de setembro.

A deputada federal Maria do Rosário (PT) aparece em segundo lugar, com  23%, queda de nove pontos em comparação com o último levantamento. Ela está em empate técnico com a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), que subiu seis pontos e agora está com 19%.

Leia também: 

Pesquisa Quaest em BH traz cenário indefinido sobre quem vai para o segundo turno

O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) manteve os 4% e Carlos Alan (PRTB) chega a 1%, mesmo percentual de Fabiana Sanguiné (PSTU). Luciano do MLB (UP) e Cesar Pontes (PCO) não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 3% e não souberam responder 5% dos entrevistados.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, quando não são mencionados os nomes dos candidatos, Sebastião Melo tem 33%, Maria do Rosário aparece com  19% e Juliana Brizola alcança 13% das intenções de voto.

Felipe Camozzato tem 2% e outros nomes somam 3%. Votos em branco e nulos somam 9% e não souberam ou não quiseram responder 21%.