ELEIÇÕES 2024

Candidato do PT a prefeito de cidade de SC tem casa atacada por tiros

Antônio Luiz Battisti concorre à prefeitura de São José, na região da Grande Florianópolis

Antônio Luiz Battisti.Créditos: PT/Divulgação
Escrito en BRASIL el

Candidato pelo PT à prefeitura do município de São José, em Santa Catarina, Antônio Luiz Battisti fez uma grave denúncia. Um motociclista fez disparos de arma de fogo em frente à sua casa, na noite deste sábado (14), por volta das 20 horas. O autor dos tiros deixou o local em seguida.

Battisti, rapidamente, acionou a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal. Os agentes recolheram as cápsulas das balas e o candidato foi atendido pelos policiais. Ninguém ficou ferido.

Até o momento, não há confirmação a respeito da motivação do atentado. Porém, não se descarta a possibilidade de intimidação política. O caso está sendo investigado.

Battisti é considerado um quadro histórico do PT em São José, tendo sido vereador em três mandatos. Ele chegou a se candidatar à prefeitura em 2016 e ocupou posições de suplente de deputado estadual e federal durante sua trajetória política.

O petista, agora em 2024, disputa as eleições para prefeito com outros quatro candidatos. Dois reivindicam apoio de Jair Bolsonaro (PL): a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL) e o atual comandante do Executivo, Orvino Coelho de Ávila (PSD).

São José fica na região da Grande Florianópolis e é o quarto maior município do estado, com cerca de 270 mil habitantes.

Segundo a PM, Battisti contou que, quando chegava em um comitê, na sexta-feira (13), um dia antes dos disparos, teria sido informado por seu motorista que uma motocicleta os seguia.

 

As cápsulas - Fotro: PM/Reprodução

O diretório municipal do PT divulgou uma nota a respeito do ocorrido, destacando que “aguarda novas informações e orientações dos órgãos de segurança que estão cuidando do caso” e que “oportunamente se manifestará a respeito”.

O PSOL local, que apoia a candidatura de Battisti, também se manifestou: “Fomos surpreendidos com a inadmissível notícia do atentado violento sofrido por Antônio Battisti, alvo de extrema violência política. Prestamos nossa integral solidariedade ao candidato, cuja campanha o PSOL apoia e constrói firmemente, pela convicção na trajetória de luta e comprometimento do companheiro Battisti ao longo de sua história”, ressaltou a nota.

Confira a nota da Frente São José da Mudança

“Na noite deste sábado (14), três tiros foram disparados por motociclistas próximo à casa do candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores de São José/SC, Antônio Battisti. Tão logo foram ouvidos os tiros e localizadas as cápsulas da arma de calibre 9 mm no meio da rua, tal fato foi informado à Polícia Militar e à Guarda Municipal, que atenderam rapidamente ao chamado, compareceram ao local e deram as orientações necessárias. Foram ainda garantidas rondas da Guarda Municipal e a presença de equipes de segurança na região.

Registrado o Boletim de Ocorrência na mesma noite, o candidato e a coordenação da campanha da Frente São José da Mudança agora aguardam informações e as providências necessárias a serem tomadas acerca da devida investigação. Neste domingo, será registrada a denúncia ao TRE/SC, junto à assessoria jurídica da Frente.

Ninguém se feriu e Antônio Battisti e a família passam bem.

Coordenação da Campanha da Frente São José da Mudança (PT/PC do B/PSB e PV), com apoio do PSOL”.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.