Em meio à devastação causada pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, moradores de Caxias do Sul foram surpreendidos novamente na madrugada desta segunda-feira (13) por tremores de terra, que levou os caxienses a abandonarem suas casas imediatamente. Segundo relatos, o tremor que começou por volta das 3h da manhã, durou alguns segundos e foi forte o suficiente para causar pânico na população, já abalada pelas inundações.
O MetSul Meteorologia emitiu uma nota pelas redes sociais, comentando o ocorrido e explicou que o terremoto desencadeado na região não foi natural. “Não foi um terremoto convencional. Trata-se de acomodação do solo pelo excesso de chuva. Quando chove demais, tais abalos de baixa magnitude ocorrem na Serra. Houve dois episódios em 2023.”
Te podría interesar
Tremores e deslizamentos
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem avaliando a situação e orientando os moradores sobre os procedimentos de segurança em caso de novos tremores. A corporação informou que atendeu diversos chamados. Na manhã deste domingo (12), por volta das 6h, também houve um deslizamento de terra na zona norte da cidade que destruiu um loteamento e matou um homem.
O número de óbitos em Caxias do Sul em decorrência dos deslizamentos de terra chega a oito. Uma mulher ainda está desaparecida. Leia mais nesta matéria da Fórum.
Te podría interesar
Hoje (13), m novo deslizamento de terra na Rota do Sol (RS-453) provocou o rompimento de uma adutora do Sistema Marrecas na manhã desta segunda-feira (13), afetando o abastecimento de água em diversos bairros de Caxias do Sul. O incidente ocorreu por volta das 6h, cerca de seis metros à frente do ponto onde outro deslizamento já havia causado o rompimento da adutora no dia 1° de maio, no km 158.