ELEIÇÕES 2024

Na reta final, prefeito de Porto Alegre promete mais ônibus do que em todo mandato

Sebastião Melo, candidato à reeleição, teria que triplicar contratação de veículos em apenas 70 dias para atingir meta de campanha

Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre.Créditos: ALRS/Divulgação
Escrito en BRASIL el

Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, prometeu entregar três vezes mais ônibus em apenas 70 dias do que durante todo o seu mandato à frente do Executivo da capital gaúcha. 

Na reta final de seu mandato, o prefeito, que concorre à reeleição, incluiu a nova meta em seu plano de governo, afirmando que vai triplicar o ritmo de compra de novos veículos para Porto Alegre e chegar até o final de 2024 com 400 ônibus no sistema público de transporte da cidade. A informação está disponível no seu plano de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Propostas de Sebastião Melo nas eleições 2024 - Foto: TSE/RS

Porém, a proposta de Melo é praticamente inviável, uma vez que faltam 70 dias para seu mandato acabar, enquanto faltam 69 ônibus para atingir a meta dos 400 prometidos. Como mostra o cálculo feito pelo Diário do Centro do Mundo, o prefeito teria que comprar 23 ônibus por mês até o final do ano. Isso porque, em três anos e nove meses de mandato, ele comprou apenas 331 veículos, o que dá uma média de 7,3 ônibus comprados por mês. 

Levantamento

Os cálculos foram feitos pelo DCM com base em dados abertos disponíveis no portal de transparência da prefeitura de Porto Alegre. De acordo com as informações, a cidade tem 1.383 ônibus prestando serviço de transporte público. Desse total, 331 foram emplacados a partir de 2021, primeiro ano da gestão Melo. Naquele ano, o prefeito adicionou apenas um ônibus à frota da cidade. 

Já em 2022, foram 79 veículos novos. Em 2023, atingiu o recorde de 173. Porém, neste ano, o número despencou para 80 novos ônibus. 

AtlasIntel em Porto Alegre: Melo cai e se aproxima de Maria do Rosário

De acordo com a última Pesquisa AtlasIntel, divulgada na segunda-feira (30), sobre a disputa pela prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo caiu 4,6% em relação ao levantamento anterior.

Melo tem agora 32,4%. Já a deputada federal Maria do Rosário (PT) oscilou de 30% para 28,9% e a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) também variou dentro da margem de erro, de três pontos percentuais, passando de 23% para 22,7%.

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky