Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27), o nível do Guaíba em Porto Alegre subiu rapidamente, ultrapassando a cota de alerta de 2,8 metros estabelecida pela Prefeitura para o Centro da cidade.
A régua do Cais Mauá indicava um nível de 2,85 metros nesta madrugada, o que indica que está a apenas 15 centímetros do nível de extravasamento de 3,00 metros.
Te podría interesar
O rápido aumento no nível do Guaíba já está sendo motivo de preocupação para os moradores e autoridades da cidade, que compartilharam imagens e vídeos da cheia do Lago. Veja abaixo:
Ontem (26), as duas últimas comportas de contenção do Guaíba foram fechadas por decisão da prefeitura, devido à elevação no nível das águas. Durante a grande enchente de outubro de 2015, o Guaíba atingiu a marca de 2,97 metros, conforme a medição realizada pela MetSul, que gera previsões meteorológicas, na régua física do cais.
Te podría interesar
Mesmo assim, a água conseguiu alcançar o piso do cais devido à ondulação causada pelo vento e pela passagem de embarcações, que pode elevar o nível da água em alguns centímetros em questão de segundos.
O nível atual do Guaíba é o terceiro maior já registrado desde a última enchente, em 1941, só ficando atrás dos picos de 3,13 metros da enchente de setembro de 1967 e dos 2,97 metros da enchente de outubro, há 8 anos atrás. Assim, é possível que Porto Alegre esteja diante de uma cheia histórica que ainda não atingiu seu ápice.
A recente elevação do nível do Guaíba se dá em razão da chuva que caiu em áreas próximas às bacias dos rios na região. No entanto, um fator crucial tem sido o vento do quadrante Sul que começou a soprar sobre o Norte da Lagoa dos Patos.
Com a previsão de um vento Sul mais forte ao longo desta quarta (27), inclusive com possibilidade de rajadas intensas, é esperado que o represamento aumente e o nível do Guaíba não pare de subir.