ABSURDO

RS: Homem é preso por desviar doação para vítimas de enchentes

Servidor responderá pelo crime de peculato e a um processo administrativo

Inundações no Rio Grande do Sul.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um funcionário público da cidade de Roca Sales, fortemente atingida pelas enchentes das últimas semanas, no Rio Grande do Sul, desviou parte das doações que seriam destinadas às pessoas afetadas pela tragédia e foi preso em flagrante nesta quarta-feira (20).

A Defesa Civil e diversas instituições públicas e privadas se mobilizaram para arrecadar doações em dinheiro, alimentos e produtos básicos de higiene para as vítimas do ciclone extratropical que atingiu o Vale do Taquari, no estado.

De acordo com a Defesa Civil, um caminhão que estava carregado de ração animal saiu da rota prevista, com uma carga estimada em R$ 9 mil. O funcionário dirigiu o automóvel e descarregou a ração, além de contratar outras pessoas para que armazenassem a ração próximo à sua residência. O servidor tem 47 anos e atuava na área de fiscalização ambiental no município.

Segundo a Polícia Civil, foram presos 50 sacos de ração de milho, 210 sacos de silagem e 20 sacos de ração para gado desviados. O advogado do homem, que o acompanhou durante a prisão em flagrante, afirma que a situação “não passa de um mal-entendido”.

"A princípio ele está sendo enquadrado em peculato, que é o delito do servidor público contra a administração pública. Ele jamais poderia receber em sua propriedade particular esses bens", explica o delegado Alex Assmann.

Além do flagrante, o homem responderá a um processo administrativo no Executivo municipal pelo crime de peculato, que se trata da utilização do cargo de servidor público para benefício próprio, através do uso ou desvio de dinheiro ou qualquer outro bem móvel, público ou particular disponíveis para a execução da função.