As ruas de Florianópolis passaram no último mês por uma situação completamente inusitada. Ao longo do período, a Polícia Militar de Santa Catarina buscava, no bairro da Trindade, um jacaré que havia sido avistado entrando e saindo de um bueiro de esgoto. Na última quarta-feira (26) o animal foi capturado pelos PMs e tudo parecia ter acabado, até que nesta quinta (27) um segundo jacaré foi avistado perambulando próximo ao Hospital Universitário da UFSC (Universidade Federal de SC).
A Trindade é um dos bairros que margeia a UFSC. Marcado por uma população de classe média alta que habita o leste da Ilha de Santa Catarina, a localidade está cercada por áreas de preservação, como o Parque do Manguezal do Itacorubi, onde naturalmente vivem exemplares da espécie.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
“Essa saga começou a um bom tempo atrás, cerca de um mês, com a questão da busca, localização e captura de um jacaré em área urbana da cidade, ou seja, no bairro da Trindade. Conseguimos capturar o animal com o apoio da Polícia Militar Ambiental, e agora vamos fazer a devolução ao seu habitat natural”, declarou o coronel Santana, em vídeo divulgado pelas redes sociais da PM de Santa Catarina, que mostra a captura e soltura do jacaré.
Te podría interesar
Nas imagens é possível o momento em que os policiais fazem a “prisão em flagrante” do jacaré. Encontrado em um bueiro, os PMs utilizam ferramentas específicas para manusear o animal, que resiste. Após ser retirado, são necessários três homens para imobilizá-lo e, em seguida, colocá-lo na caçamba de uma camionete da corporação. Logo em seguida, os PMs levam o animal ao Parque do Manguezal do Itacorubi, onde foi devolvido à natureza.
A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!
“Tal medida foi necessária, tanto para a proteção do animal, quanto para a população do entorno, tendo em vista o jacaré causar temor e oferecer até mesmo certo risco aos transeuntes”, explica a publicação.
O outro jacaré avistado, nesta quinta (27), estaria “tomando sol”. É frequente a aparição dos animais na região.