Fortes chuvas estão causando estragos em Santa Catarina neste sábado (7), com inundações, deslizamentos e granizo. Uma casa em Orleans foi arrastada pela correnteza e o governador decretou estado de emergência em 31 cidades.
Ao todo, 2.573 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em todo o estado.
Te podría interesar
Na quinta-feira (5), o governador Jorginho Melo (PL) informou que “as barragens todas vão verter”, ou seja transbordar, se o volume de chuvas for elevado. No mesmo dia, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) começou a operar em nível laranja, o segundo mais alto na classificação de emergências meteorológicas.
Um estacionamento com ao menos sete Ferraris, no município de Urubici, na Serra de Santa Catarina, também foi atingido e os carros danificados.
Te podría interesar
No mesmo município, um abrigo foi montado para receber 35 pessoas que precisaram ser retiradas de suas casas.
Segundo a Segundo a Defesa Civil, a previsão é de mais chuvas intensas no domingo (8), com trégua no início da próxima semana. O órgão também alertou para o alto risco de deslizamentos e enxurradas.
“Se estiver em local de risco, com iminência de enchente, pegue os documentos e o que for realmente necessário. E procure um lugar mais seguro. Nesse momento, temos que prezar pela segurança das pessoas”, afirmou o governador. “Sabemos o quanto é difícil deixar sua casa, buscar outro lugar para se abrigar. Mas é preciso proteger nosso bem maior, a vida,” concluiu.