Duas pesquisas divulgadas nesta semana sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo mostram um cenário ainda indefinido, mas com o candidato do PRTB, Pablo Marçal, estacionando próximo aos 20% após uma trajetória de subida.
A pesquisa Real Time Big Data divulgada na terça-feira (3) traz um empate técnico entre Pablo Marçal, que tem 21%, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), ambos com 20%. A margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Te podría interesar
Tabata Amaral (PSB), com 9%, e José Luiz Datena (PSDB), com 8%, também estão empatados tecnicamente. Marina Helena (Novo) aparece com 3% e outros candidatos somados têm 1%. Votos em branco e nulos são 7% e não souberam ou não quiseram responder 11%.
No caso da Real Time Big Data, não é possível fazer uma comparação direta com o levantamento anterior, de 1º de julho, pois incluía ainda o nome do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), que não está disputando a prefeitura de São Paulo,
Pesquisa Datafolha em SP
O Datafolha em São Paulo divulgado na quinta (5) traz também um cenário de empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais, entre os três candidatos. Guilherme Boulos está numericamente à frente com 23%, com Pablo Marçal e Ricardo Nunes aparecendo com 22% cada.
Na sequência, Tabata Amaral tem 9%,empatada tecnicamente com José Luiz Datena, com 7%. Marina Helena chega a 3% e Bebeto Haddad (DC) e Ricardo Senese (UP) têm 1%. Votos em branco e nulos somam 8%, e não souberam responder 4%.
Foi a primeira pesquisa do instituto realizada após o início do horário eleitoral. No levantamento anterior, Marçal havia subido sete pontos, mas agora oscilou positivamente somente um ponto. Sua rejeição subiu e superou numericamente a de Boulos, 38% a 37%, fato que vem sendo destacado na campanha de Ricardo Nunes para tentar forçar um "voto útil" pela direita.
Chama a atenção também a queda no percentual de votos de Datena. Na última sondagem do Datafolha, divulgada em 22 de agosto, ele já havia perdido quatro pontos em relação ao levantamento anterior e, agora, oscila negativamente mais três pontos, ficando numericamente atrás de Tabata Amaral.