ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Quaest em BH traz cenário indefinido sobre quem vai para o segundo turno

Bruno Engler (PL) mantém tendência de alta e está numericamente em segundo; confira os dados do levantamento

Créditos: Marcus Desimoni/Portal da Copa/Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (30) mostra o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) mantendo a liderança na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte (MG), mas com dois candidatos próximos.

Tramonte oscilou negativamente um ponto e tem 27% das intenções de voto, à frente do deputado estadual Bruno Engler (PL), que oscilou positivamente três pontos e agora tem 21%. No limite da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos, os dois estão empatados tecnicamente.

O atual prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PSD) tem os mesmos 20% do levantamento anterior e está em situação de empate técnico com Engler.

Leia também:

Pesquisa em Porto Alegre traz disputa acirrada pelo segundo lugar

A deputada federal Duda Salabert (PDT) oscilou negativamente dois pontos e tem agora 8%. O vereador Gabriel (MDB) foi de 2% para 5% e o deputado federal Rogerio Correia (PT) mantém os mesmos 5%  da última pesquisa. O senador Carlos Viana (Podemos) variou de 3% para 2%, enquanto Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Wanderson Rocha (PSTU) têm 0%. Indecisos são 6% e votos em branco e nulos somam 6%.

Pesquisa espontânea em BH

Quando não são mencionados os nomes dos candidatos, o índice de indecisos é expressivo na capital mineira: 47% ainda estão indecisos sobre em quem votar.

Bruno Engler passou de 12% para 17% e lidera neste cenário, seguido por Fuad Noman, que oscilou de 11% para 12%. Mauro Tramonte também variou um ponto para cima, alcançando 12% e Duda Salabert manteve 4%.

Gabriel foi de 2% para 3% e Rogério Correia oscilou de 4% para 2%. Carlos Viana manteve 1% e disseram votar em branco ou anular o voto 2% dos entrevistados.

O levantamento da Quaest foi contratado pela TV Globo e ouviu 1.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MG-09740/2024.