O atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), minimizou as filas para a realização de exames na capital paulista e afirmou que o tempo de espera é o "normal do dia a dia", durante sabatina no SP1, da Globo, nesta sexta-feira (27). De acordo com dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde, em julho havia 350 mil pessoas na fila.
“Fazemos 500 mil exames por mês. No geral, nós colocamos essa fila para andar”, acrescentou Nunes. Por outro lado, o prefeito reconheceu que para exames de colonoscopia, há uma espera superior a 30 dias, além de dificuldades para a contratação de profissionais para pacientes com problemas de ronco.
Te podría interesar
A área da saúde é uma das principais em que Nunes recebe críticas de seus adversários nas eleições municipais.
"Nós temos 500 mil exames por mês, é lógico que isso vai ficar gerando (fila). Com exceção de alguns exames, por exemplo, tem um que faz para detectar a questão do ronco, que estamos com dificuldade de contratar. Com relação à colonoscopia, realmente a gente está demorando mais do que 30 dias, mas, no geral, afirmo aqui, tivemos a redução, botamos essa fila para andar e essa fila está andando", alegou o prefeito.
Te podría interesar
Eleições SP
De acordo com a última pesquisa Datafolha, desta quinta-feira (26), Nunes lidera o ranking, com 27% das intenções de voto, e Guilherme Boulos (PSOL) vinha logo em seguida, com 25%, empatado tecnicamente. Em terceiro lugar, aparece Pablo Marçal (PRTB), com 21%.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.