ABSURDO

Criança bebe soda cáustica levada por funcionária de escola para dar à professora

O menino de apenas 8 anos está internado em estado grave; produto estava em uma garrafa de energético

Imagem Ilustrativa.Créditos: Pixabay
Escrito en BRASIL el

Um caso chocante foi registrado em Minas Gerais. Pietro de Oliveira, um menino de apenas 8 anos, está internado em estado grave em Belo Horizonte.

Ele bebeu soda cáustica na Escola Municipal Lívio Múcio Conrado Silva, em Lagoa Santa, na Grande BH, nesta segunda-feira (12). O produto, que é tóxico, muito solúvel em água e altamente corrosivo, podendo provocar graves queimaduras, estava em uma garrafa de energético.

O pai da criança relatou à Polícia Militar (PM) que uma funcionária da escola levou a soda cáustica para o estabelecimento de ensino, em uma garrafa de energético de 500ml, para a professora.

O produto teria sido guardado atrás da mochila dela. Porém, um garoto achou a garrafa e ofereceu ao amigo. O menino começou a passar mal logo em seguida de beber a soda cáustica.

No boletim de ocorrência (BO) da Polícia Militar (PM) consta que uma professora telefonou para o pai do menino e disse o que havia ocorrido e que a criança tinha sido encaminhada a um posto de saúde e, na sequência, para a Santa Casa da cidade.

Pietro precisou ser transferido ao hospital em Belo Horizonte onde está internado no Centro de Terapia Intensivo (CTI). A unidade não forneceu informações detalhadas a respeito do estado de saúde do menino.

A Secretaria Municipal de Lagoa Santa divulgou uma nota para informar que será aberta uma sindicância para apuração do caso, principalmente como o produto foi parar em sala de aula. A Polícia Civil investiga a ocorrência, de acordo com informações da coluna Minas no Globo.

Como a soda cáustica pe usada

O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, é utilizado na indústria para purificação de derivados de petróleo e de óleos vegetais.

Além disso, é usado, ainda, na fabricação de produtos domésticos, como desentupidores de pias e ralos e na remoção de sujeiras pesadas, e na preparação de produtos orgânicos, como papel, celofane, seda artificial, celulose, corantes e, principalmente, sabão.