FOGO NO PARQUINHO

Datena causa discórdia no ninho tucano e Aécio é convocado para acalmar ânimos

Ala do PSDB paulistano, que defende apoio a Ricardo Nunes, acusa Datena de fazer "barganha" com a pré-candidatura para renovar o contrato com a Band

Aécio Neves e José Luiz Datena.Créditos: Facebook / PSDB
Escrito en BRASIL el

Acostumado às polêmicas na TV e no rádio, o apresentador José Luiz Datena está causando discórdia no ninho tucano com sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, que vem acompanhada de um histórico de desistências eleitorais.

A crise fez com que os caciques do partido, Aécio Neves, presidente da Fundação Tancredo Neves, e Marconi Perillo, que comanda a sigla, marcassem uma viagem de urgência para a capital paulista nesta quarta-feira (24).

A viagem ocorre após Datena ameaçar abandonar a disputa caso a "sacanagem" continue acontecendo dentro da sua pré-candidatura.

"Se o [Joe] Biden pode desistir [de disputar a reeleição nos EUA] a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam, eu desisto mesmo", disse o apresentador à Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (22).

Datena se referia ao boicote de uma ala do partido, comandada pelo ex-presidente municipal da silva, Fernando Alfredo, que acusa o apresentador de usar a candidatura em uma "barganha" para renovar o contrato com a Band.

"Ele usa o PSDB pra se cacifar e renovar o contrato dele com a Band. É uma barganha. A Band já quer ele de volta", disse Alfredo ao Uol, lembrando que o "Brasil Urgente", apresentado por Datena, está perdendo audiência desde que ele deixou a atração.

Ele lembra que desde a morte de Bruno Covas, em 2021, havia uma acordo para que o PSDB apoiasse a candidatura de Ricardo Nunes (MDB), que herdou a prefeitura.

"Eu, o ex-governador Rodrigo Garcia [que este ano deixou o PSDB], o João Doria e o Marco Vinholi [ex-presidente estadual] pensamos em indicar o vice na chapa", diz. "Isso muda quando o Eduardo Leite [governador do RS] vira presidente nacional e exige candidatura própria. Se quisesse ficar com a vice, o PSDB era o primeiro da lista", emenda.

Assim como Alfredo, outro tucano histórico na capital paulista, Fábio Lepique, acusa a cúpula do partido de dar um golpe para colocar José Aníbal na presidência do PSDB na capital paulista.

"Não vou responder esse cara. Ele quer aparecer às nossas custas. Temos uma candidatura independente e corajosa", reage Aníbal, remanescente do grupo de José Serra no partido.

Para Perillo, no entanto, desta vez não há risco de Datena abandonar a disputa diante da "sacanagem" no partido, como o próprio apresentador afirmou.

"O Datena terá apoio integral nos dois colegiados, que são quem vai escolher o candidato. Isso elimina qualquer possibilidade de sacanagem. Entre desistir e ser prefeito, ele está muito mais próximo de ser prefeito", disse ao Estadão.