O jornalista e pré-candidato à prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) revelou que foi demitido da Globo no ano de 1989 por ter apoiado Lula na disputa contra Collor.
A história sempre ventilou na imprensa e Datena fez questão de confirmar a sua veracidade e reiterar seu apoio a Lula naquela ocasião.
"Eu sou mais ponderado do que eu fui na juventude. Você disse que eu fiz a campanha do Lula, que eu fui demitido da Globo por causa da campanha do Lula. É verdade. Porque aconteceu o seguinte. Naquela época, era Lula contra Collor, que foi um dos maiores ladrões que esse país já viu, um dos caras mais corruptos que esse país já viu", disparou Datena.
"Entre o Lula e o Collor, eu podia escolher quem? Eu escolhi o Lula e acho que fiz muito bem na época escolher o Lula. Se bem que o Lula acabou perdendo a eleição para o Collor. Eu fui mandado embora exatamente por causa disso", afirmou.
Antes, o candidato tucano ainda afirmou que o governo Lula foi obviamente melhor do que o governo Bolsonaro. Ele negou ter apoiado o ex-presidente em 2022.
“Claro que foi o Lula, é óbvio que foi o Lula. O melhor governo foi o Lula. O Lula teve três governos. Ele foi ajudado pela perspectiva do quadro externo que naquela época teve a quebra do Lehman Brothers, a quebra do sistema financeiro internacional. E a gente teve a sorte de ter os bancos saneados pela CPI do Banestado e começou todo mundo a investir aqui. Então, o Lula não descobriu o Brasil”, afirmou. “Ele fez realmente dois bons governos, mas ele foi ajudado pelo cenário político externo”, disse.
E ainda condenou o golpe do 8 de janeiro, se distanciando do bolsonarista Nunes: "Aquilo foi uma tentativa de golpe explícita. Completamente explícita. Isso é inegável. Quem nega essa tentativa de golpe quer negar a história brasileira", completou.