Os pais e os estudantes bolsistas do Ensino Médio Integral do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, do curso gratuito voltado para jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, emitiram uma nota de repúdio contra situações vivenciadas pelos bolsistas dentro da instituição. Segundo comunicado publicado nas redes, estudantes bolsistas do ensino médio matutino foram alvo de discriminação com base em critérios socioeconômicos.
Relatos também indicam a ocorrência de falas racistas e preconceituosas, incluindo cânticos ofensivos relacionados ao consumo de filé mignon. “Uma afronta direta aos valores de diversidade e inclusão que o colégio preza”, destacou ainda a nota.
Te podría interesar
Nas imagens, dois alunos aparecem usando camisetas com as inscrições "Não atendo SUS" e "Meu papai paga a minha faculdade" na tentativa de "humilhar" estudantes bolsistas participantes dos jogos da instituição. Um funcionário que trabalha no colégio e pediu anonimato em entrevista à afiliada da TV Globo, TV Integração, afirmou que todas as frases das camisetas foram aprovadas por pelo menos dois funcionários da instituição, tanto o orientador de aprendizagem, quanto o coordenador. A situação levou pais e alunos a também solicitarem reuniões com a coordenação para discutir o ocorrido.
“É inadmissível que, em um ambiente educacional, estudantes se comportem de maneira tão desrespeitosa e insensível, utilizando desses argumentos como motivo de escárnio e humilhação”
Confira íntegra do comunicado
O colégio admitiu que os alunos da instituição perpetraram ofensas, mas sem citar que o caso se configura como racismo. Em nota enviada a um dos principais jornais de Juiz de Fora, Tribuna de Minas, o colégio diz:
“O Colégio dos Jesuítas se solidariza com todos os estudantes e seus familiares diante dos casos de ofensa ocorridos durante suas Olimpíadas (ocasião em que ocorreram os atos de discriminação). A instituição reconhece seu erro ao não supervisionar a produção de camisetas e assegura que está atendendo todas famílias e alunos, mediando as relações para reestabelecer a convivência harmoniosa e respeitosa que sempre caracterizaram a escola.
O Colégio dos Jesuítas permanecerá com a agenda disponível para os diálogos neste sábado, neste domingo e na próxima semana, reforçando seu compromisso com gestos de gentileza, respeito e amor ao próximo. O Colégio dos Jesuítas segue firme no propósito de educar, entendendo que é sempre tempo de reafirmar o amor ao próximo, a harmonia, a justiça e a esperança.”